Dr. Antonio Maspoli
Timidez é algo que afeta a todos, em algum momento. Quem nunca sentiu medo de falar em público? Quem nunca ficou ansioso diante de um encontro? Quem nunca tremeu diante da possbilciade de ser descoberto como pessoa? Quem nunca suou frio ante sde se dirigir a pessoa amada? Quem nunca udou de calçada só para não ser notado?
Muitos se sentem ansiosos antes de encontrar um grupo de pessoas novas ou ir a um novo encontro, mas muitas vezes diante da situação temida, esses sentimentos desaparecem. Quando esses sentimentos continuam a afetar suas relções interpssoais com outras pessoas, impedindo-o de realizar atividades do dia-a-dia, pode haver uma chance de que você esteja sofrendo de uma forma mais intensa de timidez tambem conhecida como transtorno de ansiedade social às vezes chamado de “fobia social”.
Timidez não é doença. Pode ser até um traço de personlidade, que alguns enxergam até como algo charmoso… O problema é quando a timidez evolui para um nível de ansiedade tal que causa incapacitação e paralisação. Nesse caso estamos diante de um transtorno de aniedade cujo nome tecnico é Fobia Social. O tímido teme o lado mais obscuro de sua alma, a sua sombra. Só que não percebe que é desse lado obscuro de si mesmo que pode vir àqueles aspectos mais precisoso da sua personalidade como, a espiritualidade, a sensualidade e a criatividade. Quando o sujeito reprime o lado mais sombrio de si mesmo, e não o integra num todo harmômico, ele se fragiliza, ele se desumaniza e passa muitas vezes a ser dominado pelas trevas de si mesmo. Das trevas, contudo, Deus pode respalndescer a luz tão desejada. “ Pois Deus, que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. ” (II Coríntios 4:4¨)
O tímido pensa muito antes de tomar uma decisão. Teme se expor. Teme perder o afeto das pessoas que vivem em derredor. Teme ser rejeitado. Teme ser excluído. Teme… teme…teme…Quase sempre o tímido mergulha num mundo de fantasias de rejeição e autor rejeição. Ele sempre transfere todas as suas possibilidads de acontecer e causar para a próxima vez. Haverá uma proxima vez? Ou só haverá timidez?
O tímido super valoriza o outro. O julgamento do outro norteia sua vida. A opinião do outro é sempre mais importante que seus juízos e valores. O outro esta no centro do universo, e o tímido escondido dentro de si mesmo.A timidez é uma das formas mais cruéis e de repressão e prisão.
A timdiez passou a ter tratada mais recentemente como um transtorno de ansiedade. É a ansiedade social. Esssa ansiedade é uma forma extrema de timidez. Geralmente esse comportamento leva o sujeito para um mundo obscuro de sentimentos de autoconsciência negativa, inferioridade e temor do julgamento dos outros em situações sociais. Mundialmente é a terceira forma mais comum de distúrbio psicológico, depois da depressão e do alcoolismo.
Existem dois tipos principais de ansiedade social: fobia social específica, quando alguém sente medo social e sente-se incapaz de se misturar com as outras pessoas e conviver normalmente na maioria das situações; e existe outra fobia social peculiar quando em uma situação particular, o sujeito sente medo de falar em público ou comer na frente de outras pessoas.
Esse sentimento faz com a ansiedade chegue ao seu ponto máximo paralisando a pessoa. Ela começa então a suar frio, a tremer, a sufocar… Nesse momento se sente sob um severo julgamento público e imagina que todas as coisas podem dar errado.
Geralmente o tímido é tomado por sentimerntos de estranhamento diante do outro e pode se sentir como se todo mundo estivesse olhando para ele somente para julga-lo e condená-lo e jamais para ama-lo, e aceita-lo. Esse sentimento pode ser extremamente incapacitante, gerando condutas de evitação. A pessoa passa então a evitar todas as situações que podem fazê-lo sentir-se ansioso. A consequencia é o fechar-se num mundo de solidão e fantasias de rejeição. Isso pode gerar sérias adificuldades em formar novos relacionamentos e manter aqueles que já existem.
O tratamento da fobia sociail é geralmente muito bem sucedidol. Ansiedade social afeta as pessoas de maneiras diferentes, mas existem alguns sinais e sintomas que podem ajudar a identificar o problema.
Os sinais físicos: sudorese, palpitações (sensação de batimento cardíaco aumentado ou irregular), boca seca, rubor e tremor são sintomas comuns de ansiedade. Você também pode achar que é difícil respirar. Pode sentir ainda que tudo o que sente pode transformar em um ataque de pânico. Às vezes, o medo dos sintomas em si pode causar um ciclo vicioso. Para piorar a situação o tímido imagina que tudo aquilo que sente é tambem percebido pelas pessoas que estão em seu entorno.
Sinais psicológicos: Alguém com uma fobia social pode ser excessivamente analítico sobre um evento social normal. O tímido pode ser extremamente severo consigo mesmo. No caso de alguns cristãos com esse disturbio, eles costumam desenvolver um tribunal interior muito cruel onde se auto julgam e se auto condenam com muita severidade e crueldade. Depois o individuo pode se fixar num futuro negativo onde tudo pode dar errado, ou permanece ruminando sobre uma situação que já passou. Outro comportameto caracetristico da timidez é aquele de colocar na cabeça que fez tudo errado, e ainda preocupar-se demasiadamente sobre o que os outros pénsam respeito de si mesmo.
Muitas pessoas com fobia social estão cientes do problema, e encontram maneiras de contornar essa situação. Quano isso não acontece o sujeito pode inclusive evitar situações sociais lançando mão do uso de drogas e álcool.
O álcool é mais provável de ser utilizado por homens para ajudá-los a relaxar de modo que possam funcionar normalmente numa situação social estressante, e para aliviar os sintomas da ansiedade. Hoje o alcool tem sido usado igualmente pelas mulheres, especialmenet pelas mais jovens. Se o álcool é regularmente utilizado para escamotear problemas de ansiedade , ele pode se tornar um grande problema de saúde em si, por isso é importante procurar ajuda se você acha que isso está acontecendo.
Ninguém realmente sabe exatamente por que algumas pessoas desenvolvem ansiedade social. Às vezesa fobia social é um comportamento aprendido e apreendido na família por meio do trauma geracional, de modo que pode haver uma razão psicológica por trás desse comportamento, mas os fatores culturais e religiosos devem ser analisados. O timido em alguns casos pode ter sido vítima de Bullying, ou violencia doméstica, ou abuso sexual na infancia. A depednecia afetiva dos pais e a crítica excessiva no ambiente familiar ou religioso podem desenvolver e reforçar os comportamentos de timdiez.
Uma vez que a fobia social é reconhecida, o tratamento psicológico é normalmente muito bem sucedido. O Tratamento psicológico demonstrou ser realmente eficaz na dissolução da ansiedade social.
Há certos medicamentos que são prescritos que podem aliviar os sintomas da ansiedade, os mais comuns são os Benzodiazepínicos, os quais devem ser tomados apenas quando prescritos por um médico, haja vista que podem caussar depedencia física e psicológica.
Há também algumas opções de grupos de autoajuda como os Neuróticos Anônimos que são muito eficazes no treinamento para a superação da ansiedade social. Participar de uma comuidade religiosa e espiritual saudável tem sido apontado por especialistas, inclusive por Carl Gustav Jung como uma caminho auxiliar de superação da timdiez. : Você pode pensar em se juntar um grupo de autoajuda. Saber que as outras pessoas estão passando pelas mesmas coisas que voce pode ser um auxílio real.

Deixe um comentário

Nossas consultoras de vendas estão disponíveis para te atender!