A Clínica Psicológica das Crises de Ansiedade e da Síndrome do Pânico

Curso de Prevenção, Intervenção e Manejo das Crises de Ansiedade e da Síndrome do Pânico: teoria e prática

Sobre o Curso:
Objetivo:

Formar e capacitar psicólogos, estudantes de psicologia, profissionais da área de saúde, e áreas afins, para intervir terapeuticamente nas crises de ansiedade e na síndrome do pânico. Além disso, fornece conhecimentos teóricos e práticos sobre a depressão, na Psiquiatria, na Psicanálise, na Psicanálise Junguiana e na Neurociência.

Criar um fórum permannte de pesquisas sobre a crise de ansiedade generalizada e a síndrome do pânico.

Publico Alvo: psicólogos, estudantes de psicologia, profissionais da área de saúde, e áreas afins.

Uma Formação Diferenciada: o curso fundamenta-se no desenvolvimento de habilidades praticas para o acolhimento, a intervenção e o manejo das crises de ansiedade e da sindrome de pânico na pratica clinica.

Carga Horária: o curso terá a duração de um semestre letivo constituído 12 encontros presenciais remotos ou presenciais. O curso também poderá ser oferecido em EAD. meses. A carga horária será composta por videoaulas, lives, grupos de estudos dirigidos e atividades complementares.

Atividades complementares: Leitura, discussão de filmes e vídeos, produção de um artigo de até dez páginas.

O curso será oferecido em ambiente virtual ou presencial para as turmas presenciais.

Dinâmica do Curso

Os cursos no formato online serão em ministrados por vídeo conferencia e também ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet. Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar é necessário ter conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.

O curso poderá ser presencial ou on-line. No curso on-line, a carga horária será composta por videoaulas, lives, grupos de estudos dirigidos e atividades complementares.

Atividades complementares: Leitura, discussão de filmes e vídeos, produção de um artigo de até dez páginas.

Seminários Teóricos ou Grupos de Estudos EAD e/ou presencial (para as turmas presenciais). As aulas e o grupo de estudos EAD são os espaços nos quais o aluno poderá se aprofundar no estudo teórico e crítico dos textos dos autores clássicos e contemporâneos a respeito das crises de ansiedade generalizada e da síndrome do pânico, discutindo-os à luz da clínica atual. Poderá ainda trocar ideias com seus colegas, tudo sob a supervisão de um professor, além das atividades complementares.

Seminários Sobre a Clínica das Crises de Ansiedade e Síndrome do Pânico. Nos seminários clínicos, os alunos e os membros da Universidade Aberta do Autoconhecimento se reúnem para discussão dos conteúdos aplicados à clínica contemporânea da prevenção, intervenção e tratamento das crises de ansiedade e síndrome do pânico. Nesses encontros, poderão igualmente analisar os casos clínicos em atendimento.

Conteúdo Programático

O QUE É ANSIEDADE E O QUE É SÍNDROME DO PÂNICO

A ansiedade é um sentimento comum ao ser humano. Desde a infância, nós nos sentimos ansiosos com acontecimentos que estão por vir: uma festa de aniversário muito aguardada, uma prova difícil e até mesmo uma viagem podem causar grande expectativa, um sentimento normal e até necessário para nossa evolução.

O problema é que, em alguns casos, essa ansiedade se torna muito acentuada e provoca sintomas físicos desagradáveis, como falta de ar, palpitações, enjoos e tonturas. Todos esses sintomas caracterizam uma crise de ansiedade. Ela atrapalha as relações sociais, as atividades profissionais e pode comprometer até mesmo relacionamentos.

Imagine, então, se os sintomas de uma crise de ansiedade forem potencializados. É o que acontece na síndrome do pânico. Uma grande diferença entre ansiedade e síndrome do pânico é que a síndrome do pânico é um tipo de transtorno no qual a pessoa sofre com períodos de intensa ansiedade, os chamados ataques de pânico, acompanhados de certos sintomas, como perda do foco visual, dificuldade de respirar, sensação de irrealidade, suor frio, boca seca, pensamentos catastróficos, medo da morte iminente.

COMO IDENTIFICAR A DIFERENÇA ENTRE ANSIEDADE E SÍNDROME DO PÂNICO?

A diferença entre ansiedade e síndrome do pânico está na intensidade dos sintomas e na imprevisibilidade de sua ocorrência. Enquanto a ansiedade tem causas mais lógicas e concretas, como um desafio a ser enfrentado ou uma situação delicada que está para ocorrer, a crise de pânico não tem hora nem motivo para começar. Cerca de 70% dos casos da síndrome acontecem entre mulheres, principalmente jovens na faixa dos 15 aos 25 anos.

A boa notícia é que a síndrome do pânico tem tratamento. Ele inclui uma combinação de terapia com medicamentos e tem demonstrado bons resultados. Como nem sempre é fácil identificar a diferença entre ansiedade e síndrome do pânico ou qualquer outro transtorno de ansiedade, é importante procurar a ajuda de um médico, caso apresente alguns dos sintomas listados. Ele poderá avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento.

OUTROS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE ALÉM DE SÍNDROME DO PÂNICO

É oportuno saber que a síndrome do pânico é apenas um dos transtornos de ansiedade existentes. Segundo médicos e especialistas, alguns fatores socioeconômicos, como pobreza e desemprego, ou ambientais, como o estilo de vida das grandes cidades, têm contribuído para o aumento de casos de muitos transtornos, como estresse pós-traumático, fobia social, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno obsessivo-compulsivo, agorafobia.

A ansiedade e a síndrome de pânico serão analisadas na perspectiva da Psicanálise, da Psicanálise Junguiana, da Fenomenologia Existencial de Victor Frankl e da Neurociência.

Serão abordados diversos temas: Ansiedade, medo, pânico e síndrome de estresse pós-traumático. Conceito e sintomas do transtorno de ansiedade generalizada e da síndrome de pânico. O diagnóstico diferencial das crises de ansiedade e da síndrome de pânico. Conceito de crise de ansiedade generalidade. Ansiedade de separação. Conceito de síndrome do pânico. Fobias específicas. Transtornos de ansiedade social. Transtorno de estresse pós-traumático. Diagnóstico diferencial: semelhanças e diferenças. Causas neurocientíficas da ansiedade e do pânico. Causas psicanalíticas: neurose traumática. Sintomas da neurose traumática. Síndrome de estresse pós-traumático. Abordagens, intervenção e manejo psicoterápico da crise de ansiedade generalizada e da síndrome do pânico na clínica. Resiliência e métodos de superação: mindfulness, meditação, treinamento autógeno.

Faça a reserva da sua vaga! Entrar em contato pelo formulário abaixo ou pelo WhatsApp (11) 97111-5506

OBTENHA MAIS INFORMAÇÕES