Para Quem Se Destina:
- Psicólogos e profissionais da área de saúde
- Analistas e psicanalistas
- Estudantes de Psicologia
- Teólogos
- Filósofos
- Profissionais de nível superior da área de humanas ou equivalente, a critério da Universidade Aberta do Autoconhecimento.
Objetivos:
- Formar analistas junguianos.
- Formar especialistas em psicologia analítica.
- Possibilitar o domínio da teoria e da técnica de Carl Gustav Jung na clínica psicológica.
- Contribuir para a inserção do analista no mercado de trabalho.
- Criar um fórum de pesquisa em psicologia analítica no Brasil. Ser um centro de referência na formação em psicologia
Amparo Legal: CBO nº 2515-50 – Classificação Brasileira de Ocupações 2515-50 – Analista, Psicanalista
https://www.cfmbgov.org/lei-cbo-n-2515-50
Modalidade
O curso poderá ser ofertado de modo presencial ou presencial remoto. Ou ainda em EAD. O valor apresentado no site da Uniaberta corresponde ao investimento no curso presencial remoto.
Em São Paulo, na sede da Uniaberta, em Higienópolis, o curso poderá ser oferecido de forma presencial. Nesse caso são distribuídos apenas 24 convites VIPS com preço diferenciado e cobrado a parte no ato da venda!
A Psicologia Analítica, conhecida também como Psicologia Junguiana, surgiu no início do séc. XX com as ideias do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung e seus estudos sobre o inconsciente. Seu interesse pelo mundo dos sonhos e pelas profundezas da alma humana levou-o a descobertas surpreendentes que revelam um universo simbólico de uma riqueza inigualável.
Jung concebeu a psique como um sistema autorregulador da libido o qual tende sempre para o equilíbrio dinâmico entre os opostos. Este equilíbrio provém das profundezas ocultas do inconsciente que luta terapeuticamente para restaurar o equilíbrio energético do sistema.
A via-régia para a exploração do inconsciente na Psicologia Analítica é o sonho. Jung acrescentou ainda os devaneios, os sonhos acordados, as fantasias, a linguagem simbólica, o trabalho, a arte e a religião.
Jung admite a existência de vivências especiais, chamadas revelações, nas quais subitamente e quase com força alucinatória, aparece ante o indivíduo uma imagem – ou uma ideia – totalmente desligada da corrente habitual do pensamento. A estes conteúdos psíquicos Jung denominou arquétipos. Os arquétipos segundo sua classificação pertencem a psique subjetiva em oposição à psique objetiva do ego. Os arquétipos admitem vários significados simbólicos e adquire com frequência nos sonhos um caráter essencialmente profético.
A análise junguiana procura reforçar aquilo que ainda existe de saudável e bom no sujeito. Tem por objetivo dialético integrar o sujeito ao seu mundo e ao outro para transformar a consciência do sujeito a fim de esse participe do professo de transformação alquímica e espiritual da sua própria existência pelo processo de individuação.
A psicoterapia de Carl Gustav Jung postula uma posição positiva em relação aos vínculos afetivos, culturais e espirituais da pessoa humana.
No processo de análise considera-se a existência dos mitos, símbolos, ritos e arquétipos pessoais a fim de integrá-los na consciência dentro do processo de cura.
Este processo visa estabelecer uma relação terapêutica que integra na consciência do sujeito sua experiência objetiva e subjetiva, seus traumas e complexos na relação com o analista.
Na análise junguiana percebe-se a posição do analista como uma das colunas do processo. “ Todo psicoterapeuta não só tem o seu método: ele próprio é esse método.”
Jung em 1929 identificou cinco estágios no processo de análise: a) a catarse ou estágio da escuta e confissão; b) a elucidação ou interpretação do material confessado; c) a integração do material interpretado; d) a integração da sombra; e) e a educação; e a transformação.
Além disso Jung postula a necessidade de se utilizar das técnicas verbais como o método da livre associação verbal e também das técnicas não verbais no processo de cura do paciente. Dentre as técnicas não verbais destaca-se a imaginação ativa, a literatura, a pintura, a escultura, a musicoterapia, o Sand Play etc.
O objetivo da psicoterapia de Carl Gustav Jung é o processo de individuação para que o sujeito exista dentro dos seus limites e possibilidades e seja ele mesmo como sujeito da sua existência analítica no Brasil.
Uma Formação Diferenciada: Além de um sólida formação teórica com doutores, doutorandos e mestres, você tem a garantia de ensino de qualidade.
A formação em psicologia analítica, diferencia-se pela flexibilidade, ênfase absoluta na prática e supervisão com especialistas. Além disso oferece mentoria e estágio para prepará-lo na inserção do mercado de trabalho como analista.
A procura por profissionais em saúde mental hoje é altíssima. E está diretamente relacionada ao aumento dos casos estresse, de transtornos mentais e da demanda por autoconhecimento e desenvolvimento de habilidades emocionais.
Portanto, nós oferecemos uma formação prática de alto nível. Formação calcada na experiência e inovação. A demanda pelo campo de atuação de analista no mundo atual é elevada. E o retorno é garantido.
Oportunidade de estágio e Inserção no Mercado de Trabalho
Você terá supervisão com Mentoria oferecida pelo curso.
Além do estágio obrigatório na Clínica Escola da UNIABERTA, o aluno poderá iniciar sua carreira de Analista clínico por meio da Plataforma Psicoterapianarede.com da UNIABERTA.
A análise pessoal será realizada pelo aluno com analistas credenciados pela UNIABERTA e não está incluída no investimento dessa formação.
O aluno poderá cursar de um a três módulos por semestre letivo.
A área de atuação do analista é a mesma do psicanalista ou seja:
O analista tem grande contribuição e serviços a oferecer no campo da análise da mente, da personalidade e da ressignificação do comportamento humano, especialmente quanto ao autoconhecimento, a criatividade, as habilidades emocionais e a espiritualidade. Com um espectro abrangente, o curso abre às possibilidades de atuar como analista com indivíduos, grupos, organizações e instituições, especialmente no campo da saúde mental.
Desde o trabalho de análise individual, orientação pessoal e profissional, acolhimento, tratamento e acompanhamento dos pacientes, a nossa formação amplia a oportunidade de atuar em instituições por intermédio da análise institucional e organizacional, assim como, no atendimento no campo da saúde.
O analista interpreta e elucida conflitos nas relações intrapessoais e interpessoais e familiares. E está apto para atuar nas mais diversas questões de educação, saúde, criatividade e sexualidade à fim de promover o desenvolvimento da personalidade total do sujeito.
A área de atuação do analista é a mesma do psicanalista ou seja:
O analista tem grande contribuição e serviços a oferecer no campo da análise da mente, da personalidade e da ressignificação do comportamento humano, especialmente quanto ao autoconhecimento, a criatividade, as habilidades emocionais e a espiritualidade. Com um espectro abrangente, o curso abre às possibilidades de atuar como analista com indivíduos, grupos, organizações e instituições, especialmente no campo da saúde mental.
Desde o trabalho de análise individual, orientação pessoal e profissional, acolhimento, tratamento e acompanhamento dos pacientes, a nossa formação amplia a oportunidade de atuar em instituições por intermédio da análise institucional e organizacional, assim como, no atendimento no campo da saúde.
O analista interpreta e elucida conflitos nas relações intrapessoais e interpessoais e familiares. E está apto para atuar nas mais diversas questões de educação, saúde, criatividade e sexualidade à fim de promover o desenvolvimento da personalidade total do sujeito.
Os cursos no formato online serão ministrados por vídeo conferência e também ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet. Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar é necessário ter conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone) ou smartphone.
Seminários Teóricos ou Grupos de Estudos EAD e/ou presencial (para as turmas presenciais). As aulas e grupos de estudo EAD são os espaços nos quais, o aluno pode se aprofundar no estudo teórico e crítico dos textos dos autores clássicos e contemporâneos da análise junguiana, discuti-los à luz da clínica atual e trocar ideias com seus colegas, tudo sob a supervisão de um professor.
Grupos de encontros. Esse espaço visa facilitar ao aluno os estudos da Análise Junguiana, através de encontros semanais, facilitando a continuidade do estudo, um dos maiores desafios do ensino a distância. Ocorrem através de videoconferência simultânea entre todos, tornando assim o ambiente de ensino EAD praticamente como encontros presenciais, não importando onde a pessoa esteja.
Além disso, os vídeos com o conteúdo dos seminários ficarão disponíveis enquanto durar o curso, para o aluno regularmente matriculado.
Seminários Clínicos. Nos seminários clínicos, os alunos e os parceiros da Universidade Aberta do Autoconhecimento se reúnem para discussão dos conteúdos aplicados da Psicanálise Junguiana à clínica contemporânea e dos casos clínicos em atendimento. Diferentemente da supervisão, onde o foco está na técnica do analista, os grupos de seminários clínicos têm foco nos conteúdos da teoria psicanalítica junguiana das neuroses e psicoses, no conteúdo dos relatos dos pacientes, bem como sobre a transferência e a contratransferência. Abordará também, as técnicas verbais e não verbais, na análise.
A mistura entre analistas formados e em formação enriquece a dinâmica do grupo. Os vídeos com o conteúdo dos seminários clínicos ficarão disponíveis aos alunos em nossa plataforma, enquanto durar o curso.
Estágio Supervisionado. O estágio e a supervisão visam a qualificar o aluno para a prática da Análise Junguiana como analista profissional. O foco é a técnica do psicanalista, entendida como parte do instrumental de que ele dispõe, para a captação da experiência emocional do paciente, seu entendimento e os manejos necessários para proporcionar ao paciente um ambiente onde ele possa efetuar suas transformações.
Estágio clínico: É exigido do aluno um total de 70 horas de estágio clínico, que pode ser realizado na cidade e nas instituições escolhidas pelo candidato. São necessárias ainda mais 70 horas de supervisão, as quais deverão ser realizadas presencial (para as turmas presenciais) ou online (EAD), a fim de garantir a consistência entre o aprendizado teórico e a prática clínica, através de nosso programa de supervisão clínica. A supervisão e o estágio ocorrem no segundo ano.
Condições para iniciar o estágio: No segundo ano, o aluno que terminou todas as matérias, de acordo com o cronograma da Universidade Aberta do Autoconhecimento (incluindo o Grupo de Estudos) e tiver concluído pelo menos 50 horas de análise pessoal com um mesmo analista terá direito a estagiar.
As informações contidas nesse site são apenas um espelho do curso. Tais informações podem ser alteradas a qualquer tempo sem aviso prévio e sem consulta.