curso formacao psicogeriatria positiva 1

Curso de Formação em Psicogeriatria Positiva: teoria e prática

Objetivos:

Habilitar psicólogos, profissionais de saúde e de saúde mental, estudantes de psicologia e da área de saúde para acolher e cuidar melhor do idoso em qualquer idade.
Formar e capacitar profissionais de saúde mental e cuidadores, a fim de conhecer e compreender as possibilidades de se viver bem em qualquer idade, porém, principalmente na terceira idade, de modo a proporcionar o atendimento e o desenvolvimento das potencialidades psicossociais da nova velhice.

Fornecer conhecimentos, atitudes e técnicas para se viver bem em qualquer idade, mas especialmente na nova velhice.

Criar um fórum de discussão e pesquisa sobre a Psicogeriatria positiva no Brasil e suas contribuições no desenvolvimento das potencialidades psicossociais da nova velhice.

Sobre o Curso:

Os idosos de hoje não só são mais saudáveis, mas também mais instruídos, mais empoderados – e sê-lo-ão, cada vez mais, no futuro. As pessoas idosas parecem mais saudáveis, mais longevas, mais instruídas em relação às gerações anteriores, de tal modo é diferente a sua velhice, que poderá considerar-se uma nova velhice. Serão os sujeitos dessa nova velhice que constituirão a nova clientela para a saúde, a educação, o lazer e a indústria do turismo etc., por serem mais independentes, muitas vezes, com maior poder aquisitivo.

Essa mudança no cenário da perspectiva de vida com as possibilidades cada vez maiores de longevidade trouxe um novo cenário econômico e um campo de atuação pessoal e profissional, não só para aqueles que já se encontram na idade mais madura, como também para os profissionais de todas as áreas e, especialmente, da área de saúde mental e educação.

Publico alvo profissionais da área de saúde, psicanalistas e estudantes de Psicologia, a partir do nono semestre. E outros profissionais de nível superior interessados no conhecimento psicológico!

Uma Formação Inédita e Diferenciada: uma formação em psicoterapia positiva de idosos no Brasil além de ser inédita oferece a garantia de ensino e formação de qualidade.

Oportunidade de estágio e Inserção no Mercado de Trabalho

Você terá supervisão com mentora oferecida pelo curso.

Além do estágio obrigatório na Clinica Escola da UNIABERTA, o aluno poderá iniciar sua carreira de psicólogo clinico por meio da Plataforma Psicologia.com da UNIABERTA.

Professores: corpo docente formado por doutores, doutorandos e mestres com larga experiência no acolhimento do idoso em todas as idades

O curso poderá ser presencial ou on-line. No curso on-line, a carga horária será composta por videoaulas, lives, grupos de estudos dirigidos e atividades complementares.

Duração e Carga Horária Total do Curso:
O curso terá a duração ,mínima de 24 e máxima de 36 meses A supervisão, a prática clínica e o TCC, com a duração de 12 meses.

Cada semestre letivo será composto de 12 encontros presenciais e, ou presenciais remotos. Quando o curso for oferecido em EAD será cumprida a carga horaria correspondente. .

Carga horária: Aulas teóricas e seminários clinicos 300 horas; Estágio Supervisionado: 40 horas/aula; Supervisão clínica: 40 horas/aula; TCC: 120 horas.

A carga horária de cada disciplina será compota por videoaulas, lives, grupos de estudos dirigidos e atividades complementares.

Atividades Complementares: Leitura, discussão de filmes e vídeos, produção de um artigo de até dez páginas. 60 horas/aula.

Dinâmica do Curso

O curso será oferecido em ambiente virtual ou presencial para as turmas presenciais ou EAD.

Observação: Algumas turmas poderão ser presenciais, até o limite de 14  alunos por turma.

Os cursos no formato online serão em ministrados por vídeo conferencia e também ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet. Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar é necessário ter conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.

Seminários Teóricos ou Grupos de Estudos EAD e/ou presencial (para as turmas presenciais).
As aulas e os grupo de estudo EAD são os espaços nos quais o aluno pode se aprofundar no estudo teórico e crítico dos textos dos autores clássicos e contemporâneos sobre Psicogeriatria Positiva: sobre a Arte de Viver a Nova Velhice, discuti-los à luz da clínica atual e trocar ideias com seus colegas, tudo sob a supervisão de um professor.

Esse espaço objetiva facilitar ao aluno os estudos da Psicogeriatria Positiva: sobre a Arte de Viver a Nova Velhice e, através de encontros semanais, favorecer a continuidade dos estudos, um dos maiores desafios do ensino a distância.

Ocorrem através de videoconferência simultânea entre todos, tornando assim o ambiente de ensino EAD “praticamente” como encontros presenciais, não importando onde a pessoa esteja. Além disso, os vídeos com o conteúdo dos seminários ficarão disponíveis, enquanto durar o curso, para o aluno regularmente matriculado.

Seminários Clínicos
Nos seminários clínicos, os alunos e os membros da Universidade Aberta do Autoconhecimento se reúnem para discussão dos conteúdos aplicados à Psicogeriatria Positiva: sobre a Arte de Viver a Nova Velhice, à vida cotidiana e à clínica contemporânea. Compreensão dos casos clínicos em atendimento.

Diferentemente da supervisão, onde o foco está na técnica do analista, os grupos de seminários clínicos têm foco nos conteúdos dos pacientes, bem como na transferência e contratransferência. A mistura entre profissionais e alunos enriquece a dinâmica do grupo. Ademais, os vídeos com o conteúdo dos seminários clínicos ficarão disponíveis, enquanto durar o curso, para o aluno regularmente matriculado.

Estágio Supervisionado
O estágio e a supervisão visam a qualificar o aluno para a prática da Psicogeriatria Positiva: sobre a Arte de Viver a Nova Velhice. O foco são as novas formas de abordagens, métodos e técnicas de acolhimento e de desenvolvimento das potencialidades da Nova Velhice.

Essa vivência é entendida como o instrumental que se dispõe para a captação da experiência emocional dos participantes, seu entendimento e os manejos necessários para proporcionar as pessoas o ambiente onde possam se desenvolver e efetuar as transformações necessárias (60 horas/aula).

Estágio clínico
São exigidas do aluno 70 horas/aula de estágio clínico, que pode ser efetuado na cidade e nas instituições escolhidos pelo candidato, e mais 70 horas de supervisão, as quais deverão ser realizadas presencial (para as turmas presenciais) ou on-line (EAD), a fim de garantir a consistência entre o aprendizado teórico e a prática clínica, através de nosso programa de supervisão clínica.
A supervisão e o estágio ocorrem no segundo ano.

Condições para iniciar o estágio: No segundo ano, aquele que terminou todas as matérias, de acordo com o cronograma da Escola (incluindo o Grupo de Estudos) e tiver concluído pelo menos 50 horas de análise pessoal com o mesmo analista terá direito a estagiar.

Nos Grupos de Encontros, que podem ser presenciais ou virtuais, os alunos e os parceiros da Universidade Aberta do Autoconhecimento se reúnem para discussão dos conteúdos aplicados dos textos existentes sobre a nova velhice e os novos modos de envelhecer e do conteúdo dos relatos dos participantes. Os vídeos com o conteúdo dos seminários clínicos ficarão disponíveis, enquanto durar o curso, para o aluno regularmente matriculado (60 horas/aulas).

Fórum Permanente de Estudos e Pesquisas em Psicogeriatria Positiva: Sobre a Arte de Bem Viver a Nova Velhice. A Psicogeriatria Positiva no Brasil e suas contribuições para o desenvolvimento das potencialidades psicossociais da nova velhice e da arte de envelhecer.

Observação: Algumas turmas poderão ser presenciais

Conteúdo Programático

Seminários Teóricos – A Nova Velhice
O que significa envelhecer no século XXI. A nova velhice. As diversas idades da pessoa humana: idade biológica e idade cronológica. Idade cronológica e idade psicológica. Idade cronológica e idade social.

Teorias psicológicas do envelhecimento: teoria psicanalítica do envelhecimento; teoria analítica do envelhecimento; Erick Erickson: teoria dos estágios de vida; paradigma sistêmico do envelhecimento; a Psicologia do desenvolvimento ao longo de toda a vida; o paradigma do envelhecimento ao longo de toda a vida; o paradigma dialético; a Psicologia Positiva do envelhecimento. O envelhecimento na Psicologia Positiva.

Seminários Teóricos – Psicologia Positiva I
Psicologia Positiva no século XXI. Conceito de Psicologia Positiva. Campos de atuação. A ciência do bem-estar e a Psicologia Positiva. Psicologia Positiva na perspectiva oriental. Psicologia Positiva na perspectiva ocidental. A resiliência e a neuroplasticidade do cérebro.

O desenvolvimento das virtudes e qualidades humanas nas tradições religiosas orientais e ocidentais. Estados e processos emocionais positivos. O princípio do prazer e a afetividade positiva. Os estados alterados da consciência positivos. Lidando com a sombra e sua integração para viver o melhor da experiência emocional. Em busca de sentido.

A mente vencendo o humor: mude a forma como você se sente, mudando o modo como você pensa. Os pilares psicológicos da felicidade: mudança de hábito. O conceito de felicidade.

A Neuropsicologia das emoções. Psicobiologia da felicidade: a Neurofisiologia e Neuropsicologia da felicidade. Autodeterminação, caráter, humor, personalidade e felicidade. Psicologia Positiva e saúde. A relação da nova velhice com o tempo: o chronos e o kairós: vivendo no tempo presente: satisfação em relação ao passado, otimismo em relação ao futuro e conexão em relação ao presente.

Seminários Clínicos – Psicoterapia Positiva II
Psicoterapia Positiva como estratégia de intervenção. As possibilidades da Psicoterapia na nova velhice. O processo psicoterapêutico: caráter positivo; informação, conhecimento e sabedoria; a gratidão como processo de mudança da autopercepção; a fé como instrumento de mudança de hábito; a esperança como coparticipação na vida.

Amor e amores na nova velhice. Aspectos psicossomáticos do autoperdão e do perdão. Comunicação positiva. Conexões afetivas positivas. Relacionamentos positivos. Construindo a melhor versão de mim mesmo: em quatro capítulos. Atitude de escassez e abundância diante da vida. O trauma como janela de oportunidade. A ressignificação do trauma.

Seminários Teóricos/Clínicos – Psicologia Positiva Aplicada: a Sabedoria da Vida
O conceito de felicidade. Psicobiologia da felicidade: a Neurofisiologia e Neuropsicologia da felicidade. Autodeterminação, caráter, humor, personalidade e felicidade. Psicologia positiva e saúde. Espiritualidade, felicidade. O chronos e o kairós: vivendo no tempo presente: satisfação em relação ao passado, otimismo em relação ao futuro e conexão em relação ao presente. As linguagens conscientes e inconscientes do amor.

Criando hábitos saudáveis. A busca de sentido e o sentido da vida. Resiliência e superação. A meditação como instrumento de mudança.
Espiritualidade e felicidade: fé, esperança e amor. Explicações psicológicas para a fé, a esperança e o amor. As linguagens conscientes e inconscientes do amor. Criando hábitos saudáveis. A busca de sentido e o sentido da vida. Resiliência e superação.

A Psicologia Positiva aplicada à família: criando filhos para um legado. A Psicologia Positiva aplicada à educação: a aprendizagem como vocação. A Psicologia Positiva aplicada às organizações: o trabalho como legado. A vocação para a vida na nova velhice: a vida como um legado: Significado, e propósito.

A Psicologia Positiva aplicada a criatividade. O processo criador. A criação e a rate como terapia. O jeito brasileiro de ser feliz: a adversidade como janela de oportunidade. O perdão como cura e autocura.

Seminários Teóricos/Clínicos – Inteligência Emocional, Solidão e Relacionamentos da Nova Velhice
O cérebro social. As emoções do cérebro. A linguagem das emoções. Autoconhecimento: autoconsciência, autodeterminação e autocontrole. Gestão de conflitos intrapessoais e interpessoais. Habilidades específicas.

Habilidades emocionais: inteligência emocional e inteligência social. Gestão de relacionamentos. Psicopatologias decorrentes da solidão e do isolamento social. A ressignificação da história de vida. Não diga “sim” quando queria dizer “não”. Solidão e isolamento social na nova velhice. Solidão e isolamento social como janelas de oportunidades: a inteligência coletiva. Amor e amores na nova velhice. A pessoa nasce, vive e morre no contexto das relações humanas.

A construção da intimidade na nova velhice. O amor acontece no contexto da afetividade. As disfunções sexuais da nova velhice. As novas possibilidades do amor e da sexualidade na nova velhice. Sexo é para quem quer e para quem pode: o vínculo do prazer.

Seminários Teóricos/Clínicos – Psicossomática da Nova Velhice
O conceito de Psicossomática. Psicossomática psicanalítica. O sintoma e a doença como linguagem do inconsciente. O sintoma psicossomático como linguagem do trauma. Psicanálise e Psiconeuroimunologia. A clínica psicanalítica das doenças autoimunes. O corpo e o movimento na nova idade.

Seminários Teóricos/Clínicos – A Psicopatologia
Conceito de Psicopatologia. O cérebro e a psique. Psicopatologia Psicanalítica. Psicopatologia Analítica. Psicopatologia Fenomenológica. Psicopatologia Neurocientífica. Mecanismos de defesa do ego. O normal e o patológico. Os sintomas clínicos dos conflitos neuróticos. Os sintomas clínicos dos transtornos psicóticos. Transtornos de ansiedade. Transtornos dissociativos. Transtornos de humor: depressão e estados depressivos. Transtornos de neurose traumática. Transtorno de humor e suicídio.

Transtornos de pânico. Transtornos de estresse pós-traumático. Transtornos obsessivo-compulsivos. Transtornos de histeria de conversão. Transtornos de personalidade. Transtornos alimentares. Disfunções sexuais. Transtornos relacionados a uso de substâncias psicoativas. Espectros da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos. Transtornos do neurodesenvolvimento e transtornos neurocognitivos. O autismo. Psicofarmacologia da nova velhice.

A Cognição da Nova Idade
Reabilitação cognitiva. Inteligência prática. Capacidade de processamento das informações. Memória e envelhecimento: memória semântica; memoria episódica, memória explícita, memoria implícita, memória de procedimentos, memória de longa duração. Memória sensorial. Memória e resgate da informação. Métodos e técnicas para desenvolver a memória e a cognição na nova idade. A importância da rotina. O planejamento da vida. A aparência e o cuidado pessoal.

O Protagonismo Social da Nova Idade
O protagonismo na nova velhice: na educação, na saúde, nas artes, no empreendedorismo. Aprendizagem permanente de novas habilidades.

Seminários Teóricos/ Clínicos – Métodos e Técnicas de Auto-Hipnose, Transe e Relaxamento
Nessa etapa do curso, serão abordados vários temas, como o transe e a hipnose. Evolução histórica, semelhanças e diferenças. Níveis de transe: mindfulness; transe leve; transe médio; transe profundo; transe sonambúlico. As bases neurofisiológicas e neurocientíficas do relaxamento, do transe e da meditação.

Autossugestão, auto-hipnose e treinamento autógeno. O métodos e técnicas de indução e autoindução ao transe hipnótico: técnica de fixação do olhar num ponto fixo; técnica de estimulação auditiva; método Bernheim; método Moss; método G. F. Kuehner, o método da estreia; o transe ericksoniano e a auto-hipnose.

Técnicas de hipnoterapia aplicadas à prática clínica. Imaginação ativa e auto-hipnose. O lugar dos arquétipos, das metáforas, dos mitos, das lendas e das parábolas na hipnoterapia. A distorção do tempo: o chronos e o kairós. Aplicação do transe ericksoniano na clínica psicológica do trauma, da síndrome de estresse pós-traumático e dos transtornos mentais. Pesquisa, prática clínica e supervisão.

Seminário Clínicos – Ética Profissional na Prática Clínica
Cosmovisão, crenças e valores. Ética e moral. Classificação da ética. Ética profissional. Atitude ética na Prática Clínica.

Seminários Clínicos – Supervisão da prática clínica e análise de casos clínicos.

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