Psicoterapia

Curso de Formação em Psicoterapia Remota: teoria e prática

Sobre o Curso

Objetivos

Formar psicólogos, psicoterapeutas, analistas e estudante de psicologia para o atendimento psicológico e psicoterapêutico presencial remoto.

Contribuir para a inserção do psicólogo no mercado de trabalho. Possibilitar melhores ganhos na clínica. Criar um fórum de formação e pesquisa em Psicoterapia remota, com uso de hangouts e multimeios.

Publico Alvo: psicólogos, profissionais da área de saúde, psicanalistas e estudantes de Psicologia, a partir do oitavo semestre.

Uma Formação Diferenciada

Além de um sólida formação teórica com mestres e doutores, com a garantia de ensino de qualidade, a formação em Psicoterapia Remota diferencia-se pela flexibilidade, ênfase absoluta na prática e supervisão com especialistas. Além disso oferece uma mentoria para prepará-lo para inserção no mercado de de trabalho.

Oportunidade de estágio e Inserção no Mercado de Trabalho

Você terá supervisão com mentora oferecida pelo curso.

Além do estágio obrigatório na Clinica Escola da UNIABERTA, o aluno poderá iniciar sua carreira de psicólogo clinico por meio da Plataforma Psicologia.com da UNIABERTA.

Professores: corpo docente selecionado, formado por doutores, pós doutorandos, mestres e especialistas que pesquisam, ensinam e praticam a psicoterapia remota.

Duração e Carga Horária Total do Curso:
O curso terá a duração mínima de 24 e máxima de 36 meses. Carga horária: Seminários Teóricos e Clínicos; Estágio Supervisionado: 70 horas/aula; Supervisão clínica: 70 horas/aula; TCC: 120 horas/aula. A carga horária de cada disciplina será composta por vídeo aulas, lives, grupos de estudos dirigidos e atividades complementares. O aluno dever.

Cada Módulo será composto por 12 encontros presenciarias, ou presenciais remotos semanais. O curso poderá ser presencial ou em EAD. No curso on-line, a carga horária será composta por videoaulas, lives, grupos de estudos dirigidos e atividades complementares.

O curso poderá ser presencial ou on-line. No curso on-line, a carga horária será composta por videoaulas, lives, grupos de estudos dirigidos e atividades complementares.

Atividades complementares: Leitura, discussão de filmes e vídeos, produção de um artigo de até dez páginas.

Sobre o curso

Um curso inédito e completo de formação em Psicoterapia Remota, preparado para capacitar psicólogos e profissionais de saúde para a realização de atendimento on-line.
Os aspectos teóricos, práticos e legais da Psicoterapia Remota e a posição atual do Conselho Federal de Psicologia.

Dinâmica do Curso

Os cursos no formato online serão ministrados por vídeo conferência e também ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet. Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar é necessário ter conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.

Seminários Teóricos ou Grupos de Estudos EAD e/ou presencial (para as turmas presenciais). As aulas e os grupos de estudo EAD são os espaços nos quais o aluno pode se aprofundar no estudo teórico e crítico dos textos existentes da Psicoterapia Remota, discuti-los à luz da clínica atual e trocar ideias com seus colegas, tudo sob a supervisão de um professor.

Esse espaço almeja facilitar ao aluno os estudos da compreensão e discussão dos textos existentes da Telepsicologia e Psicoterapia Remota, através de encontros semanais, facilitando a continuidade do estudo, um dos maiores desafios do ensino a distância. Ocorrem através de videoconferência simultânea entre todos, tornando assim o ambiente de ensino EAD “praticamente” como encontros presenciais, não importando onde a pessoa esteja. Além disso, os vídeos com o conteúdo dos seminários ficarão disponíveis, enquanto durar o curso, para o aluno regularmente matriculado.

Seminários Clínicos

Nos seminários clínicos, os alunos e os parceiros da Universidade Aberta do Autoconhecimento se reúnem, para discussão dos conteúdos aplicados dos textos existentes da Telepsicologia e Psicoterapia Remota. Haverá ainda discussão e compreensão dos casos clínicos em atendimento e do conteúdo dos relatos dos pacientes, bem como sobre a transferência e a contratransferência. Além disso, os seminários abordarão técnicas e métodos em Psicoterapia. A mistura entre psicoterapeutas e analistas formados e em formação enriquece a dinâmica do grupo. Os vídeos com o conteúdo dos seminários clínicos ficarão disponíveis, enquanto durar o curso, para o aluno regularmente matriculado.

Estágio Supervisionado

O estágio e a supervisão visam a qualificar o aluno para a prática dos textos existentes da Telepsicologia e Psicoterapia Remota. O foco é a técnica do psicoterapeuta, entendida como parte do instrumental de que ele dispõe, para a captação da experiência emocional do paciente, seu entendimento e os manejos necessários para proporcionar ao paciente um ambiente onde ele possa desenvolver suas transformações.

Estágio clínico

São exigidas do aluno 60 horas de estágio clínico, o qual pode ser realizado na cidade e nas instituições escolhidas pelo candidato. E mais 60 horas de supervisão, que deverão ser cumpridas presencialmente (para as turmas presenciais) ou on-line (EAD), a fim de garantir a consistência entre o aprendizado teórico e a prática clínica, através de nosso programa de supervisão clínica.

Fórum Permanente de Estudos e Pesquisas em Telepsicologia e Psicoterapia Remota

Conteúdo Programático

Seminários Clínicos – Os fundamentos teóricos da Telepsicoterapia
Os objetivos da Telepsicoterapia e da Psicoterapia Remota. Os fatores comuns às psicoterapias. A Telepsicoterapia como agente de mudança, cura e transformação. O enquadre, o contrato de trabalho e os honorários na Telepsicoterapia.

Seminários Clínicos – A Telepsicoterapia e a prática clínica
A formação do psicoterapeuta. A ética professional em Telepsicoterapia: o sigilo e o conceito de abstinência. O encontro psicoterapêutico: transferência e contratransferência.

Seminários Teóricos – Telepsicoterapia e Psicossomática
O diálogo entre a Psicanálise e a Psicossomática: Psiconeuroimunologia. A doença como linguagem: o sintoma como linguagem da psique. A doença como linguagem do corpo.

Seminários Clínicos – Manejo na Telepsicoterapia dos transtornos mentais
A Psicoterapia do trauma. O trauma e as doenças autoimunes. A síndrome do coração partido. A compreensão psicoterapêutica do adoecimento psíquico: neuroses e psicoses; histeria; hipocondria; depressão; alexitimia; dor; cardiologia; câncer; asma; reações alérgicas; doenças gastrointestinais; distúrbios ginecológicos.

As disfunções endocrinológicas, reumatologia, dermatologia, obesidade, transtornos alimentares, distúrbios do sono, ansiedade, pânico, hiperatividade, toxicomanias, doenças autoimunes, impotência, frigidez.
O acolhimento psicoterapêutico de pacientes terminais: a morte, o morrer. A intervenção em crises suicidas etc.

Seminários Teóricos – Historytelling na Psicoterapia Remota
Os arquétipos, mitos, símbolos e ritos na psicologia analítica. A atualidade dos arquétipos e mitos na análise individual. A função terapêutica do símbolo e dos ritos na experiência pessoal. A história de vida. As paixões da alma. O confronto da sombra. A integração da sombra e no mito de Dionísio e na experiência do Apóstolo Paulo.

Historytelling – A jornada do mito do herói como modelo de historytelling. A história em três atos: o modelo de sucesso de Hollywood. A autobiografia em quatro capítulos. Análise dos discursos de Martin Luther King: I Have a Dream; Steve Jobs em Harvard; Discurso de Nelson Mandela na Cidade do Cabo, após sair da prisão. O uso de mito, lendas, fábulas, parábolas e metáforas na arte de contar histórias na prática analítica.

Seminários Teóricos – Os Multimeios na Psicoterapia Remota
O uso de hangouts e multimodos em Telepsicoterapia: Meet, Zoom, WhatsApp, Whereby, Skype etc.

Seminários Teóricos – Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre um dos aspectos da Telepsicologia e/ou Telepsicoterapia na clínica e na sociedade contemporânea.

Seminários Clínicos – Ética Profissional do Analista
Cosmovisão, crenças e valores. Ética e moral. Classificação da ética. Ética profissional. Atitude ética na prática psicanalítica.

Seminários Clínicos – Supervisão da prática clínica e análise de casos clínicos.

Faça a reserva da sua vaga! Entrar em contato pelo formulário abaixo ou pelo WhatsApp (11) 97111-5506

OBTENHA MAIS INFORMAÇÕES