curso psicologia analitica

Curso de Formação em Psicologia Analítica: Teoria e Prática

Amparo Legal:

CBO nº 2515-50 – Classificação Brasileira de Ocupações
2515-50 – Analista, Psicanalista

https://www.cfmbgov.org/lei-cbo-n-2515-50

Objetivos: formar analistas junguianos. Possibilitar o domínio da teoria e da técnica de Carl Gustav Jung na clínica psicológica. Contribuir para a inserção do analista no mercado de trabalho. Criar um fórum de pesquisa em psicologia analítica no Brasil. Ser um centro de referência na formação em psicologia analítica no Brasil.

Uma Formação Diferenciada, Além de um sólida formação teórica com doutores, doutorandos e mestres, você tem a garantia de ensino e qualidade. A formação em psicologia analítica, diferencia-se pela flexibilidade, ênfase absoluta na prática e supervisão com especialistas. Além disso oferece uma mentoria para prepará-lo na inserção do mercado de trabalho como analista.

Uma Habilidade Necessária para a Sociedade Atual

A procura por profissionais em saúde mental hoje é altíssima. E está diretamente relacionada ao aumento dos casos de transtornos mentais e da demanda por autoconhecimento e desenvolvimento de habilidades emocionais.

Portanto, nós oferecemos uma formação prática de alto nível. Formação calcada na experiência e inovação. A demanda pelo campo de atuação de analista no mundo atual é altíssima. E o retorno é garantido.

Oportunidade de estágio e Inserção no Mercado de Trabalho

Você terá supervisão com mentora oferecida pelo curso.

Além do estágio obrigatório na Clinica Escola da UNIABERTA, o aluno poderá iniciar sua carreira de psicólogo clinico por meio da Plataforma Psicologia.com da UNIABERTA.

Público alvo: profissionais da área de saúde, psicanalistas e estudantes de Psicologia, à partir do oitavo semestre. E profissionais de nível superior da área de humanas ou equivalente, a critério da Universidade Aberta do Autoconhecimento.

Professores: corpo docente selecionado, formado por professores doutores, doutorandos, mestres e especialistas que pesquisam, ensinam à partir da prática da psicologia analítica.

Duração do Curso
O curso terá a duração mínima de 24 meses e máxima de 36 meses. Os módulos serão semestrais e terão a duração de um semestre letivo.

A carga horária será composta por videoaulas, lives presenciais remotas, grupos de estudos dirigidos e atividades complementares.

Atividades complementares: Leitura, discussão de filmes e vídeos, produção de um artigo de até dez páginas.

Carga Horária – 600 horas/aula e de atividades complementares assim distribuídas: Atividades acadêmicas teóricas: 300 horas/aulas. Estágio supervisionado: 70 horas de estágio clínico. Supervisão clínica de 70 horas de supervisão. E no mínimo 70 horas aula de análise pessoal na linha junguiana. Artigo de Conclusão de Curso ou TCC.

A análise pessoal será realizada pelo aluno com analistas credenciados pela UNIABERTA e não está incluída no investimento dessa formação.

O aluno poderá cursar de um a três módulos por semestre letivo.s.

É facultativo ao aluno matricular-se em único módulo no primeiro semestre.

Você pode comprar o curso completo de formação ou apenas um módulo, escolha a opção desejada:

Observação: Algumas turmas poderão ser presenciais, até o limite de 14  alunos por turma na sede em São Paulo.

Área de Atuação do Analista

A área de atuação do analista é a mesma do psicanalista ou seja:

O analista tem grande contribuição e serviços a oferecer no campo da análise da mente, da personalidade e da ressignificação do comportamento humano, especialmente quanto ao autoconhecimento, a criatividade, as habilidades emocionais e a espiritualidade. Com um espectro abrangente, o curso abre às possibilidades de atuar como analista com indivíduos, grupos, organizações e instituições, especialmente no campo da saúde mental.

Desde o trabalho de análise individual, orientação pessoal e profissional, acolhimento, tratamento e acompanhamento dos pacientes, a nossa formação amplia a oportunidade de atuar em instituições por intermédio da análise institucional e organizacional, assim como, no atendimento no campo da saúde.

O analista interpreta e elucida conflitos nas relações intrapessoais e interpessoais e familiares. E está apto para atuar nas mais diversas questões de educação, saúde, criatividade e sexualidade à fim de promover o desenvolvimento da personalidade total do sujeito.

O objetivo final da análise é possibilitar ao sujeito ser ele mesmo, no contexto de suas relações pessoais, processo esse chamado de individuação.

Outras áreas derivadas da análise contemplam a compreensão, o acolhimento e até o tratamento dos transtornos neuróticos como traumas, crises de ansiedade, fobias, depressões, obsessões, estresse, compulsões etc. Sempre utilizando-se da ética profissional, das teorias e técnicas validadas.

Veja o que dispõe as normas trabalhistas sobre a profissão do analista:

https://www.cfmbgov.org/lei-cbo-n-2515-50

Sobre o curso

Ao longo de seu desenvolvimento, o curso tratará dos seguintes temas: Freud e a Psicanálise, Carl Gustav Jung e a Psicologia Analítica. Uma parceria frutífera. Uma ruptura benéfica. Uma comparação necessária e enriquecedora. O Curso de Formação em Psicanálise Junguiana oferece uma nítida visão crítica da complementaridade e das diferenças entre Freud e Jung.

Uma parte da carga horária do curso fundamenta-se na Psicossomática Junguiana, para demonstrar a participação de fatores psicológicos na origem e na evolução de quase todas as doenças físicas e, especialmente, as doenças autoimunes.

Além disso, fornece um arsenal de técnicas psicoterapêuticas verbais e não verbais, a fim de capacitar o profissional para o atendimento da demanda dos transtornos mentais, na clínica psicológica contemporânea. A formação oferece atendimento personalizado na supervisão e análise de casos, na prática clínica.

Dinâmica do Curso e Metodologia

Os cursos no formato online serão ministrados por vídeo conferência e também ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet. Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar é necessário ter conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone) ou smartphone.

Seminários Teóricos ou Grupos de Estudos EAD e/ou presencial (para as turmas presenciais). As aulas e grupos de estudo EAD são os espaços nos quais, o aluno pode se aprofundar no estudo teórico e crítico dos textos dos autores clássicos e contemporâneos da análise junguiana, discuti-los à luz da clínica atual e trocar ideias com seus colegas, tudo sob a supervisão de um professor.

Grupos de encontros. Esse espaço visa facilitar ao aluno os estudos da Análise Junguiana, através de encontros semanais, facilitando a continuidade do estudo, um dos maiores desafios do ensino a distância. Ocorrem através de videoconferência simultânea entre todos, tornando assim o ambiente de ensino EAD praticamente como encontros presenciais, não importando onde a pessoa esteja.

Além disso, os vídeos com o conteúdo dos seminários ficarão disponíveis enquanto durar o curso, para o aluno regularmente matriculado.

Seminários Clínicos. Nos seminários clínicos, os alunos e os parceiros da Universidade Aberta do Autoconhecimento se reúnem para discussão dos conteúdos aplicados da Psicanálise Junguiana à clínica contemporânea e dos casos clínicos em atendimento. Diferentemente da supervisão, onde o foco está na técnica do analista, os grupos de seminários clínicos têm foco nos conteúdos da teoria psicanalítica junguiana das neuroses e psicoses, no conteúdo dos relatos dos pacientes, bem como sobre a transferência e a contratransferência. Abordará também, as técnicas verbais e não verbais, na análise.

A mistura entre analistas formados e em formação enriquece a dinâmica do grupo. Os vídeos com o conteúdo dos seminários clínicos ficarão disponíveis aos alunos em nossa plataforma, enquanto durar o curso.

Estágio Supervisionado. O estágio e a supervisão visam a qualificar o aluno para a prática da Análise Junguiana como analista profissional. O foco é a técnica do psicanalista, entendida como parte do instrumental de que ele dispõe, para a captação da experiência emocional do paciente, seu entendimento e os manejos necessários para proporcionar ao paciente um ambiente onde ele possa efetuar suas transformações.

Estágio clínico: É exigido do aluno um total de 70 horas de estágio clínico, que pode ser realizado na cidade e nas instituições escolhidas pelo candidato. São necessárias ainda mais 70 horas de supervisão, as quais deverão ser realizadas presencial (para as turmas presenciais) ou online (EAD), a fim de garantir a consistência entre o aprendizado teórico e a prática clínica, através de nosso programa de supervisão clínica. A supervisão e o estágio ocorrem no segundo ano.

Condições para iniciar o estágio: No segundo ano, o aluno que terminou todas as matérias, de acordo com o cronograma da Universidade Aberta do Autoconhecimento (incluindo o Grupo de Estudos) e tiver concluído pelo menos 50 horas de análise pessoal com um mesmo analista terá direito a estagiar.

Observação: Algumas turmas poderão ser presenciais, até o limite de 14 alunos por turma.

Conteúdo Programático

Seminários Teóricos – Fundamentos de Psicologia Analítica
O conceito de Psicologia. O conceito de Psicologia Analítica. O contexto histórico da Psicologia Analítica: Freud, Jung e a Psicanálise. Aspectos biográficos de Carl Gustav Jung relevantes para a construção da psicologia analítica. Aspectos essenciais da teoria de Carl Gustav Jung: libido, arquétipos, os complexos psicológicos, símbolos, mitos, ritos etc. O desenvolvimento da personalidade: os tipos psicológicos.

A Psicologia Analítica em suas correntes clássicas e contemporânea: a escola junguiana clássica; a escola arquetípica; a escola simbólica; a escola desenvolvimentista.

Aplicações práticas da Psicologia Analítica: nas artes plásticas, na literatura, na escultura, na pintura, no cinema e na clínica psicológica etc.

Seminários Teóricos – Epistemologia Comparada da Psicanálise : uma história das ideias de Sigmund Freud e  Carl Gustav Jung. A epistemologia da psicanálise de S. Freud. Epistemologia da psicologia analítica de Carl Gustav e Jung. O contexto do nascimento das psicanálise. O contexto do nascimento da psicologia analítica. O conceito de libido em S. Freud e em Carl G. Jung. O conceito de inconsciente em Freud. O conceito de inconsciente em Carl Gustav Jung. O desenvolvimento da personalidade em Freud e em Jung. A teoria da personalidade de Freud. A teoria da personalidade de Jung: os tipos psicológicos. O método da livre associações verbal. O método verbal e não verbal de Carl Gustav. Jung. A transferência e a contratransferência em Sigmund Freud. A transferência e a contratransferência em Carl Gustav Jung. O conceito de saúde mental em Freud e Jung. A interpretação dos sonhos em Sigmund Freud e Carl Gustav Jung. O trauma em Sigmund Freud. O trauma pessoal e transgeracional em Carl Gustav Jung. A crítica de Carl Gustav Jung a psicanálise freudiana.

Seminários Teóricos – A Morte, o Morrer e o Suicídio
A atitude contemporânea diante da morte, do morrer: a eutanásia, a distanásia, a morte assistida, a morte midiática e o suicídio. O processo de morte e de morrer. As várias formas de suicídio. Suicídio como fenômeno multicausal. Psicopatologia do suicídio. O suicídio na Psiquiatria. O suicídio na Psicologia Existencial. O suicídio na Psicanálise. O suicídio na Neurociência.

Decifrando a comunicação verbal e não verbal da crise suicida. Estratégias para o manejo. A prevenção, a intervenção e o manejo em crises suicidas. Suicídio e fé.

Seminários Teóricos – A Psicologia da Religião e o Lugar do Sagrado na Análise
A psicologia da religião em Carl Gustav Jung. A religião como linguagem simbólica. Religião e saúde mental. A religião e a Psicanálise Junguiana. Sobre manicômios, conventos e prisões. O estigma. A atualidade do bode expiatório e do sacrifício. A experiência do numinoso na análise. O lugar do sagrado na análise.

Seminários Teóricos – Ética Profissional do Analista
Cosmovisão, crenças e valores. Ética e moral. Classificação da ética. Ética profissional. Atitude ética na prática analítica. Estudos de casos clínicos com conteúdo ético na clinica psicológica.

Seminários Clínicos – A Psicopatologia Geral e Especial I
Conceito de Psicopatologia. O cérebro e a psique. Psicopatologia Psicanalítica. Psicopatologia Analítica. Psicopatologia Fenomenológica. Psicopatologia Neurocientífica. As funções psiquicas de base. Mecanismos de defesa do ego. O normal e o patológico. Os sintomas clínicos dos conflitos neuróticos. Os sintomas clínicos dos transtornos psicóticos. Transtornos de ansiedade. Transtornos dissociativos. Transtornos de humor: depressão e estados depressivos. Transtornos de neurose traumática. Transtorno de humor e suicídio. Luto e melancolia. Parafilias.

Seminários Clínicos – A Psicopatologia Geral e Especial II
Transtornos de pânico. Transtornos de estresse pós-traumático. Transtornos obsessivo-compulsivos. Transtornos de histeria de conversão. Transtornos de personalidade. Transtornos alimentares. Disfunções sexuais. Transtornos relacionados a uso de substâncias psicoativas. Etiologia da esquizofrenia. Principais sintomas esquizofrênicos. Classificação da esquizofrenia. A esquizofrenia como emergência psiquiátrica e psicológica. Espectros da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos. O autismo.

Seminário Clínicos – A Psicossomática Junguiana
Psicossomática Junguiana. A psique do corpo. O corpo e o movimento em análise. Psiconeuroimunologia; o sistema imunológico e o surgimento de doenças autoimunes. O sintoma como linguagem. As emoções do cérebro. A linguagem das emoções. A doença como linguagem. A doença como símbolo. A doença como caminho. Sintomas psicossomáticos e doenças autoimunes. A síndrome do coração partido.

Seminários Clínicos – A Análise Junguiana: Teoria e Prática
O enquadre. A anamnses. O processo diagnóstico. O tempo da consciência e inconsciente. O tempo presente na análise. O encontro analítico: A transferência e a contratransferência: o Rosarium Philosophorum. A comunicação não violenta na análise. O valor simbólico do dinheiro na análise. Trabalhando com a transferência. Interpretando a contratransferência. As fases da análise junguiana: a confissão, a catarse, a escuta; o acolhimento, a interpretação, a elaboração, a transformação e a educação. Técnicas verbais e não verbais. O diálogo analítico. Analisando projeções, fantasias e defesas. A amplificação dos significados. A imaginação ativa. Trabalhando com a imaginação ativa. O transe ericksoniano e o diálogo interno. A cadeira vazia. As imagens na análise. O final da análise.

Seminários Clínicos – A Clínica do Trauma
O trauma na Psicanálise de Sigmund Freud. O trauma na Psicologia de Carl Gustav Jung. O trauma na Neurociência. A árvore genealógica na análise. O trauma transgeracional na Psicanálise. O trauma transgeracional na Psicologia Analítica. O trauma transgeracional na Neurociência. As técnicas verbais e não verbais na ressignificação do trauma e do trauma transgeracional.

Seminários ClínicosHistorytelling Aplicada à Análise
Os arquétipos, mitos, símbolos e ritos na Psicologia Analítica. A atualidade dos arquétipos e mitos na análise individual. A função terapêutica do símbolo e dos ritos na experiência pessoal. A história de vida. As paixões da alma. O confronto da sombra. A integração da sombra e no mito de Dionísio e na experiência do Apóstolo Paulo.

Historytelling – A jornada do mito do herói como modelo de historytelling. A história em três atos: o modelo de sucesso de Hollywood. A autobiografia em quatro capítulos. Análise dos discursos de Martin Luther King: I Have a Dream; Steve Jobs em Harvard; Discurso de Nelson Mandela na Cidade do Cabo, após sair da prisão. O uso de mito, lendas, fábulas, parábolas e metáforas na arte de contar história na prática analítica.

Seminários Clínicos: Supervisão da prática clínica e análise de casos clínicos.

TCCTrabalho de Conclusão de Curso consiste em um artigo de até vinte páginas sobre um dos temas da prática do analista abordado no curso ou da livre escolha do aluno.

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