neurociencia aplicada

Neurociência Aplicada à Aprendizagem Acelerada: teoria e prática

Sobre o Curso:
Objetivo

O curso tem como objetivo formar e capacitar professores, alunos e pessoas capazes de dominar as técnicas mais avançadas de ensino e aprendizagem, para a aceleração do processo de aquisição de conhecimento e habilidades. Almeja também fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre as técnicas de memorização e de apreensão do conhecimento, para a aceleração da aprendizagem, além de criar um fórum de debates sobre questões ainda em aberto, no campo da neurociência, aplicado à aceleração da aprendizagem.

Conteúdo

O mercado de trabalho exige cada vez mais novas habilidades. A sociedade digital dobra o conhecimento humano a cada ano. A fim de se manter atualizado, no campo pessoal e profissional, é preciso desenvolver as habilidades necessárias para aprender e apreender novos conhecimentos e habilidades. Oferecemos formação em Self Learning e Lifelong Learning, por intermédio da Neurociência aplicada à aceleração da aprendizagem e apreensão do conhecimento.

Serão abordados vários temas, como:
As bases neurocientíficas da aprendizagem: conexões neurais, estímulos imagéticos e emocionais na construção de memórias de longa duração: o eixo HPA (hipotálamo, hipófise e adrenal), a amígdala, o sistema límbico e as emoções no processo de aprendizagem. As estruturas neurais responsáveis pela aprendizagem de longa duração. Caminhos de conexões e os diferentes esquemas de aprendizagem: memória, emoção e aprendizagem acelerada.

A memória, a história e o esquecimento na aprendizagem. O hábito e o processo de mudança de hábitos na Neurociência. O cérebro social: o eu o outro como fonte de aprendizagem. Habilidades específicas e o processo de aprendizagem. O ciberespaço, a inteligência artificial e a inteligência coletiva, no processo de aprendizagem presencial, híbrido e virtual.

Como estudar e como aprender? Motivação para a aprendizagem. O planejamento estratégico da Aprendizagem. Self Learning. Lifelong Learning. O processo de aceleração da aprendizagem: aprender com o hemisfério esquerdo x apreender com o hemisfério direito. Aprender com a memória e apreender com a inteligência. Técnicas de aceleração da aprendizagem: a sala de aula invertida. O método 300. Imaginação ativa, flow e transe ericksoniano.

Pré-requisito:
Sem pré-requisito

Duração do Curso: O curso terá a duração máxima de 06 meses. A carga horária será composta por videoaulas, lives, grupos de estudos dirigidos e atividades complementares.

Atividades complementares: Leitura, discussão de filmes e vídeos, produção de um artigo de até dez páginas.

O curso poderá ser presencial ou on-line. No curso on-line, a carga horária será composta por videoaulas, lives, grupos de estudos dirigidos e atividades complementares.

Metodologia

Os cursos no formato online serão em ministrados por vídeo conferencia e também ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet. Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar é necessário ter conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.

Seminários Teóricos ou Grupos de Estudos EAD e/ou presencial (para as turmas presenciais). As aulas e o grupo de estudos EAD são os espaços nos quais o aluno poderá se aprofundar no estudo teórico e crítico dos textos dos autores clássicos e contemporâneos do suicídio, discuti-los à luz da clínica atual e trocar ideias com seus colegas, tudo sob a supervisão de um professor.

Fórum Permanente de Neurociência, Criação e Aprendizagem Acelerada

Faça a reserva da sua vaga! Entrar em contato pelo formulário abaixo ou pelo WhatsApp (11) 97111-5506

OBTENHA MAIS INFORMAÇÕES