Neuroteologia

Neuroteologia e Saúde

Objetivo:

O curso tem como objetivo formar e capacitar profissionais capazes de compreender as relações entre a teologia e a neurociência, a teologia e a psicologia, compreender os fenômenos transcendes e espirituais do ponto visto teológico, neurocientifico e psicológico. E também compreender as e relações entre a religião e a saúde humana. E fornecer conhecimentos teóricos para a aplicações práticas da Neurociência, da Teologia e da Psicologia nas áreas da saúde humana e da Psicossomática, da prevenção e do tratamento das enfermidades. Visa também a criar um fórum permanente de estudos e pesquisas sobre a Neuroteologia, a religião e a saúde no Brasil.

Uma formação diferenciada

Trata-se de u curso inédito no Brasil que visa relacionar as descobertas recentes da neurociência com a tradição de mais de seis mil anos da sabedoria teológica judaico- cristã no que concerne a prevenção resiliência e a superação da saúde física e mental do ser humano.

Publico alvo: pessoas interessadas em compreender os aspectos neurológicos e psicológicos das vivencias espirituais e experiências religiosas.

Professores: corpo doente constituído de mestres e doutores.

Duração e Carga Horária. O curso será composto de um Módulo Teórico e Pratico de 12 encontros presenciais remotos semanais e ou presenciais.

O curso poderá ser oferecido também de modo presencial ou por EAD

Duração do curso

A carga horária será composta por video aulas, lives, grupos de estudos dirigidos e atividades complementares.
O curso poderá ser presencial ou on-line. No curso on-line, a carga horária será composta por videoaulas, lives, grupos de estudos dirigidos e atividades complementares.

Atividades complementares: Leitura, discussão de filmes e vídeos, produção de um artigo de até dez páginas.

Dinâmica do Curso

Os cursos no formato online serão em ministrados por vídeo conferencia e também ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet. Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar é necessário ter conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.

Seminários Teóricos ou Grupos de Estudos EAD e/ou presencial (para as turmas presenciais). As aulas e o grupo de estudos EAD são os espaços nos quais o aluno poderá se aprofundar no estudo teórico e crítico dos textos dos autores clássicos e contemporâneos da Neuroteologia e saúde, discuti-lo à luz da clínica atual e trocar ideias com seus colegas, tudo sob a supervisão de um professor.

Fórum de Pesquisa em Neuroteologia e Experiência Anômala. As relações da Teologia com a Neuropsicologia e com a Neurociência. Os fenômenos psicológicos animalísticos: cura espontânea, sonhos premonitórios, sonhos lúcidos, estados alterados da consciência (EAC), experiências de quase morte (EQM) etc.

Sobre o Curso

O que é Neuroteologia?
A Neuroteologia é uma ciência relativamente nova, a qual explora a relação entre a Neurociência, a Teologia, o corpo e a experiência religiosa, a saúde e a experiência religiosa e as vivencias relacionadas ao transcendente. Essa disciplina pode incluir a espiritualidade em todas as suas dimensões e expressões, além dos estados alterados da consciência (EAC): a meditação, as experiências de quase morte, os estados de transe, a oração, a mediação, a conversão, as visões espirituais, a cura extraordinária, o sentimento de estar em comunhão com Deus e com o universo etc.

A palavra Neuroteologia foi cunhada por Aldous Huxley, em seu romance Island, de 1962. No entanto, a pesquisa em Neuroteologia começou muito antes de Huxley e, por um longo tempo, centrou-se em documentar experiências de estados alterados da consciência (EAC), induzidas por drogas alucinógenas. Aleister Crowley estudou os efeitos da combinação da meditação com o uso de haxixe e peiote. Mais tarde, na década de 1980, foram realizados testes científicos nos quais os sujeitos foram expostos a um campo magnético fraco e solicitados a descrever o que sentiam. Alguns disseram que sentiram uma presença.

O refinamento da neuroimagem forneceu um método mais quantitativo de pesquisa. Há aqueles que estudam a resposta neurológica de uma pessoa submetida a experiência religiosa e usam a ressonância magnética funcional (FMRI), para mapear o curso do fluxo sanguíneo em várias partes do cérebro. Os pesquisadores, então, comparam os cérebros em repouso ou envolvidos em uma atividade neutra, e não religiosa, com as mesmas áreas dos cérebros que experimentam algum tipo de transcendência e espiritualidade.

Usando a ressonância magnética, os cientistas descobriram que recitar as Escrituras (de qualquer religião) se correlaciona com atividades distintas, em certas seções do cérebro. Os indivíduos que têm uma experiência religiosa mais intensa mostram ainda mais atividade cerebral, assim como aqueles que praticam certas atividades, como oração ou meditação, regularmente. Se um agnóstico ou ateu recita as Escrituras, a atividade cerebral correspondente não ocorre.

No curso, serão estudados diversos temas, como:
Conceito de Teologia. Definição de Neurociência. Princípios da Neuroteologia. O campo da pesquisa da Neuroteologia e a Psicologia Anomalística. O coração e o cérebro nas Escrituras Sagradas. A partícula de Deus.

As possibilidades epistemológicas da Neuroteologia. As bases da interação entre Neurociência e a Teologia. Fundamentos da investigação científica em Neuroteologia: Neurofisiologia e Neuroanatomia do cérebro, na experiência religiosa. Neuropsicologia da experiência religiosa e da meditação. Métodos de pesquisa em Neuroteologia e em Psicologia Anomalística. Os fenômenos neuroteológicos: a oração, a meditação, a cura extraordinária, a tecnologia do misticismo, estados alterados da consciência, a experiência mística, o transe espiritual e o transe induzido, os sonhos premonitórios, o sonho lúcido, a experiência de quase morte, as visões etc.

Neuroteologia e saúde: o lugar do sagrado na terapia. Aspectos patológicos e/ou terapêuticos da experiência religiosa e da espiritualidade. Aspectos terapêuticos do jejum, da oração, da meditação, do perdão e da gratidão. A cura extraordinária. Neuroteologia na Psicologia Anomalística.

Faça a reserva da sua vaga! Entrar em contato pelo formulário abaixo ou pelo WhatsApp (11) 97111-5506

OBTENHA MAIS INFORMAÇÕES