programa formacao psicoterapia breve

PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM PSICOTERAPIA BREVE (COM SUPERVISÃO, MENTORIA E POSSIBILIDADE DE ESTÁGIO)

Objetivos: formar o psicólogo clínico, o analista e o psicoterapeuta para a prática efetiva da psicoterapia breve. Contribuir para a inserção do psicólogo no mercado de trabalho na clínica psicológica. Capacitar o estudante de psicologia para o exercício da profissão de psicólogo clínico. O objetivo final desse programa visa qualificar psicólogos (as) psicanalistas, analistas e estudantes de psicologia para construir uma clínica de excelência ganhar melhor e viver bem.

Uma Formação Diferenciada

Composta por uma sólida formação teórica com mestres e doutores, com a garantia de ensino e qualidade, a formação em psicoterapia breve diferencia-se pela flexibilidade, ênfase absoluta na prática e supervisão com especialistas. Além disso oferece mais uma mentoria para prepará-lo para inserção no mercado de trabalho.

Oportunidade de estágio e Inserção no Mercado de Trabalho

Você terá supervisão com mentora oferecida pelo curso.

Além do estágio obrigatório na Clinica Escola da UNIABERTA, o aluno poderá iniciar sua carreira de psicólogo clinico por meio da Plataforma Psicologia.com da UNIABERTA.

Público-alvo: psicólogos, psicanalistas, analistas e estudantes de psicologia a partir do 8º semestre letivo.

Professores: você será atendido por um seleto grupo de professores, doutores, doutorandos, mestres e especialistas. Todos com larga experiência em psicoterapia breve.

Duração do curso – o programa de formação em psicoterapia breve com supervisão e mentoria terá a duração de 02 semestres letivos. Cada módulo semestral terá 12 encontros presenciais ou, presencial remoto para as turmas presenciais e  presenciais remotas, respectivamente. O curso poderá ser oferecida também por EAD.

Duração e carga horária: Cada módulo terá a duração de 12 encontros semestrais presenciais ou presenciais remotos. 90 horas/aula e de atividades complementares distribuição em dois módulos (02) semestrais: Seminários Clínicos: 30 horas. Estágio Supervisionado: 30 horas. Estágio Clínico: 30 horas.

Observação: é facultativo, contudo, a matrícula em um único módulo.

Observação: A supervisão poderá ser presencial ou on-line. Na supervisão on-line, a carga horária será composta por vídeo aulas, lives, grupos de estudos dirigidos e atividades complementares.

Atividades complementares: Leitura, discussão de filmes e vídeos, produção de um artigo de até dez páginas.

Observação: Algumas turmas poderão ser presenciais, até o limite de 14  alunos por turma na sede em São Paulo.

O Estágio Supervisionado e o Estágio Clínico serão iniciados após a conclusão dos Seminários Clínicos

Dúvidas dos Jovens Terapeutas

Por onde começar uma carreira na área da psicologia clínica? Como se inserir no mercado de trabalho? Como desenvolver um programa de formação de excelência? Como planejar e financiar o desenvolvimento da carreira para alcançar sucesso pessoal e profissional? Como atrair pacientes e clientes? Como atender com excelência a fim de potencializar os ganhos financeiros? Como transformar vidas e influenciar grupos, organizações e instituições? E ainda ganhar reconhecimento e o suficiente para viver bem da própria profissão?

É possível construir uma clínica para atender com excelência, ganhar melhor e viver bem?  Em nosso programa com possibilidade de estágio e atendimento você desenvolverá essas habilidades.

Nosso objetivo é capacitá-lo para o atendimento em psicoterapia breve e acompanhá-lo na inserção no mercado de trabalho.

Oferecemos um programa pioneiro e inovador de psicoterapia breve com supervisão e mentoria para a inserção do psicólogo no mercado de trabalho.

Sobre o Curso

supervisão prepara o profissional ou estudante para o mercado de trabalho. Supervisão clínica é um espaço de crescimento e desenvolvimento profissional, em grupo, presencial ou presencial remoto, visando o enriquecimento profissional e pessoal do supervisionando, a fim de oferecer os instrumentos adequados para a sua inserção na profissão de psicólogo clínico para alcançar autonomia e reconhecimento profissional.

supervisão constitui-se da oportunidade de sanar dúvidas sobre as técnicas terapêuticas indicadas para cada caso, refletir sobre o vínculo terapêutico com seus pacientes, inclusive quanto ao impacto que cada paciente causa no psicólogo que o atende.

A formação em psicoterapia breve busca preparar o profissional para o atendimento da demanda a do homem contemporânea na perspectiva da clínica atual.

Seminários Teóricos

Psicoterapias, seu contexto histórico, seus objetivos e procedimentos.

Psicoterapia breve presencial e o uso da Psicoterapia Remota com ferramentas on-line, na ótica da Psicoterapia breve. O enquadre. A anamnses. O processo diagnóstico. O tempo presente na psicoterapia breve. O encontro analítico: A transferência e a contratransferência. A comunicação não violenta na psicoterapia breve. . O valor simbólico do dinheiro. Trabalhando com a transferência. Interpretando a contratransferência. As fases da psicoterapia breve: a confissão, a catarse, a escuta; o acolhimento, a interpretação, a elaboração, a transformação e a educação. Técnicas verbais e não verbais em psicoterapia breve. O final da psicoterapia.

A discussão, a compreensão e o desenvolvimento de estudos de caso e relatórios técnicos. O simbolismo dos honorários na Psicoterapia. Discussão de casos clínicos.

Feedback sobre o desempenho. Exploração de novas hipóteses de conceptualização dos casos. Treino de competências psicoterapêuticas e atendimento supervisionado.

Seminários Clínicos

Psicoterapia Breve e Psicossomática – o diálogo entre a Psicologia e a Psicossomática: Psiconeuroimunologia e as doenças autoimunes. A doença como linguagem: o sintoma como linguagem da psique. A doença como linguagem do corpo.
Manejo na psicoterapia remota dos transtornos mentais: A Psicoterapia Breve do trauma. O trauma e as doenças autoimunes. A abordagem, o manejo e a inervação na depressão, nas crises de ansiedade na síndrome do pânico. Intervenção, prevenção e manejo das crises de suicídio. As disfunções endocrinológicas, reumatologia, dermatologia, obesidade, transtornos alimentares, distúrbios do sono, hiperatividade, toxicomanias, doenças autoimunes, impotência, frigidez. A síndrome do coração partido.

O Programa de Mentoria com possibilidade de Estágio

O programa de mentoria consiste em um programa inovador e revolucionário de inserção do psicólogo clínico no mercado de trabalho e desenvolvimento da carreira para os matriculados durante a supervisão.

Dinâmica do Curso:  Presencial Remoto e ou, presencial

Seminários Clínicos. Nos seminários clínicos, os alunos e os parceiros da Universidade Aberta do Autoconhecimento se reúnem para discussão dos conteúdos aplicados Psicoterapia Breve. Diferentemente da supervisão, onde o foco está na técnica do analista, os grupos de seminários clínicos têm foco nos conteúdo da teoria Além disso, abordará também as técnicas verbais e não verbais, na análise. 60 horas.

Estágio Supervisionado. O estágio e a supervisão visam a qualificar o aluno para a prática da Análise Junguiana como analista profissional. O foco é a técnica do psicanalista, entendida como parte do instrumental de que ele dispõe, para a captação da experiência emocional do paciente, seu entendimento e os manejos necessários para proporcionar ao paciente um ambiente onde, ele possa efetuar suas transformações. 60 horas.

Estágio Clínico: É exigido do aluno um total de 60  horas de estágio clínico, que pode ser realizado na cidade e nas instituições escolhidas pelo candidato. São necessárias ainda mais 60 horas de supervisão, as quais deverão ser realizadas presencial (para as turmas presenciais) ou online (EAD), a fim de garantir a consistência entre o aprendizado teórico e a prática clínica, através de nosso programa de supervisão clínica. A supervisão e o estágio ocorrem no segundo ano.

O Estágio Clínico poderá realizado em clínica, intuições e consultórios conveniados pela Universidade Aberta do Autoconhecimento.

Possibilidade de Estágio

Os melhores alunos, aqueles que se destacarem no programa pelo sem empenho, compromisso ético e pela capacidade clínica profissional poderão ser convidados para participar do programa de Parceria da Uniaberta no Programa Psicologia.com (https://uniaberta.com.br/psicolopia.com/)

Após a matrícula em nossa plataforma e o envio do comprovante de pagamento para contato@uniaberta.com.br você estará incluído você em nosso ecossistema para participar do curso!

Seja bem vindo!

Faça a reserva da sua vaga! Entrar em contato pelo formulário abaixo ou pelo WhatsApp (11) 97111-5506

OBTENHA MAIS INFORMAÇÕES