Felicidade, Um Jeito Diferente de Ser e Existir

Felicidade Como Caminho Em Qualquer Idade

Objetivos:

Buscar no ato de viver o sentido da vida. Procurar novos caminhos para velhos problemas, a fim de encontrar a felicidade. Desenvolver a resiliência e a capacidade de superação diante das perdas e da adversidade. Resinificar traumas e perdas. Aplicar na vida cotidiana estudos e pesquisas sobre as bases neurocientíficas, psicológicas e espirituais da felicidade. Construir o próprio caminho da felicidade na caminhada. Construir a felicidade como caminho: apesar de tudo, diga “sim” à vida. Criar um fórum de debates sobre os limites e possibilidades da Psicologia Positiva.

Uma formação diferenciada: um curso essencialmente aplicado a vida, Mais do que um curso, um caminho para a construção da felicidade na vida cotidiana.

Publico Alvo: pessoas que acreditam na possiblidade de alcançar a felicidade para ser e viver feliz.

Corpo Docente: professores professores competentes e experientes com vivencias de resiliência e superação.

Pré requisito: sem exigência.

Duração e Carga Horária do Curso. O curso terá a duração máxima de 12 meses. A carga horária será composta por videoaulas, lives, grupos de estudos dirigidos e atividades complementares.

O curso poderá ser presencial ou on-line. No curso on-line, a carga horária será composta por videoaulas, lives, grupos de estudos dirigidos e atividades complementares.

Atividades Complementares
Leitura, discussão de filmes e vídeos, produção de um artigo de até dez páginas, num total de 60 horas/aula.

Dinâmica d Curso

Modo: semipresencial, EAD, lives e presencial.

Os cursos no formato online serão em ministrados por vídeo conferencia e também ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet. Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar é necessário ter conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.

Seminários Teóricos ou Grupos de Estudos EAD e/ou presencial (para as turmas presenciais). As aulas e os grupos de estudo EAD são os espaços nos quais o aluno pode se aprofundar no estudo teórico e crítico dos textos dos autores clássicos e contemporâneos da Psicologia Positiva, discuti-los à luz da clínica atual e trocar ideias com seus colegas, tudo sob a supervisão de um professor.

Esse espaço pretende facilitar ao aluno os estudos da Psicologia Positiva, através de encontros semanais, favorecendo a continuidade dos estudos, um dos maiores desafios do ensino a distância. As atividades ocorrem por meio de videoconferência simultânea entre todos, tornando assim o ambiente de ensino EAD “praticamente” como encontros presenciais, não importando onde a pessoa esteja. Além disso, os vídeos com o conteúdo dos seminários ficarão disponíveis, enquanto durar o curso, para o aluno regularmente matriculado.

Fórum permanente de superação

O nosso conceito de Universidade Aberta envolve muito mais do que o conceito clássico pedagógico de ensinar como transmissão bancária de conhecimentos. Na realidade, nós partimos do pressuposto do mestre invertido: mestre não é necessariamente só aquele que ensina. Mestre também é aquele que, de repente, aprende!

Mestre é aquele que busca aprender continuamente, para facilitar a apreensão do conhecimento pelo outro, como protagonista. Por isso, nós também queremos aprender com você.

Examine cada caminho com muito cuidado e deliberação.
Tente-o muitas vezes, tanto quanto julgar necessário.
Só então pergunte a você mesmo, sozinho, uma coisa…
Este caminho tem coração?
Se tem, o caminho é bom,
se não tem, ele não lhe serve.
Um caminho é só um caminho.

Carlos Castañeda

Nesse fórum, você poderá compartilhar histórias de sofrimento, resiliência e superação. Sua história verdadeira e autêntica será um poderoso instrumento de inspiração, resiliência, transformação e mudança para outras pessoas humanas.

Ademais, o fórum dedica-se a estudos e pesquisas sobre a Psicologia Positiva como produtora de felicidade autêntica.

Observação: Algumas turmas poderão ser presenciais, até o limite de 21 alunos por turma.

Modo: O curso será oferecido em ambiente virtual ou presencial para as turmas presenciais.

Conteúdo Programático

Depois de mais de um século estudando o trauma, a perda, a dor e a Psicopatologia, falando de amor à beira do abismo, a Psicologia finalmente volta-se para os estudos da Psicologia Positiva como caminho para ser, se realizar, e viver feliz.

Os estudos da Psicologia Positiva aplicada fundamentam-se na tradição dos clássicos da Psicologia, da Neurociência, da neuroteologia e da sabedoria das grandes tradições religiosas universais. Esses estudos criam um campo de intercessão com as grandes virtudes da sabedoria das virtudes das tradições espirituais milenares.


A mente vencendo o humor: mude a forma como você se sente, mudando o modo como você pensa para modificar o modo com sente age diante da vida.

O conceito de felicidade. Psicobiologia da felicidade: a neurofisiologia e a neuropsicologia, a neuroteologia da felicidade. Autodeterminação, caráter, humor, personalidade e felicidade. Psicologia Positiva e saúde. O hábito e a mudança de hábito.

O chronos e o kairós: vivendo no tempo presente: satisfação em relação ao passado, otimismo em relação ao futuro e conexão com respeito ao presente.

Comunicação positiva comunicação ã violenta. Conexões afetivas positivas. Relacionamentos positivos. Construindo a melhor versão de mim mesmo: em quatro capítulos. Atitude de escassez e abundância diante da vida.

O trauma como janela de oportunidade. A ressignificação do trauma. Significado, propósito e legado.

A Psicologia Positiva aplicada à família: criando filhos para um legado. A Psicologia Positiva aplicada à educação: a aprendizagem como vocação. A Psicologia Positiva aplicada as organizações: o trabalho como legado(hrome-error://chromewebdata).

Espiritualidade e Religião como caminhos. A comunhão com Deus e, ou, com o transcendente como um modo de conquistar a paz e sensação de bem estar: a oração, a meditação, o transe espiritual, o transe induzido, e , o mindfulness. As linguagens conscientes e inconscientes do amor: o poder terapêutico do perdão: o auto perdão, o perdão e o pedido de perdão; o amor e a solidariedade como caminhos de reparação.

Além disso serão utilizadas técnicas e vivencias voluntárias para de saúde mental, a saúde interior e a cura emocional.

Faça a reserva da sua vaga! Entrar em contato pelo formulário abaixo ou pelo WhatsApp (11) 97111-5506

OBTENHA MAIS INFORMAÇÕES