treinamento autogeno

Curso de Treinamento Autógeno do Dr. Schultz e de Transe Ericksoniano na Clínica Psicológica: teoria e prática

Sobre o Curso
Objetivos:

O objetivo dessa formação é capacitar o estudante ou profissional de saúde para a utilização do Treinamento Autógeno e do Transe Ericksoniano como instrumentos terapêuticos especialmente para a ressignificação do trauma, o enfrentamento das crises de ansiedade e da síndrome do pânico. Criar um fórum de estudos e pesquisas sobre o Treinamento Autógeno e o Transe Ericksoniano e suas aplicações no contexto da clínica atual.

Conteúdo:

O treinamento autógeno do Dr. Schultz consiste em uma técnica de relaxamento, através da qual se pretende produzir uma transformação geral do indivíduo, por meio de uma série de exercícios fisiológicos. Etimologicamente, o termo “autógeno” vem do grego autos (em si) e gene (devir); poderia ser traduzido como um treinamento desenvolvido a partir do self do sujeito. No entanto, o treinamento autógeno do Dr. Schultz vai muito além do simples relaxamento e, às vezes, permite mudanças psicológicas significativas nas pessoas, muito mais internas e profundas, como veremos mais adiante. Mais especificamente, treinamento autógeno significa o ato de exercitar a mente de forma voluntária.

No curso, serão diversos abordados temas, como:
Conceito de treinamento autógeno. As bases neurofisiológicas e neurocientíficas do relaxamento, do transe e da meditação. Autossugestão, auto-hipnose e treinamento autógeno. Relaxamento muscular. A tranquilização do coração, a sintonização do pulso e a respiração. Regulação vascular. Exercícios com mudança de temperatura corporal. A autotranquilização. Alteração das vivências dos sentidos. Rendimento da memória. A imaginação ativa e a visão de si mesmo. A prova do calor. As aplicações do treinamento autógeno como técnica psicoterápica na abordagem e tratamento dos transtornos mentais, especialmente o transtorno de ansiedade generalizada e as crises da síndrome do pânico.

No treinamento prático, serão desenvolvidos seis exercícios: exercício pesado, exercício de calor, exercício de pulsação, exercício respiratório, regulação abdominal, exercício de cabeça. Além disso, serão utilizados os princípios do transe ericksoniano e dos estados de flow, combinados com o treinamento autógeno.

Transe Ericksoniano
Nessa etapa do curso, serão contemplados temas como o transe e a hipnose: evolução histórica, semelhanças e diferenças. Níveis de transe: mindfulness, transe leve, transe médio, transe profundo, transe sonambúlico. As bases neurofisiológicas e neurocientíficas do relaxamento, do transe e da meditação.

Autossugestão, auto-hipnose e treinamento autógeno. O métodos e técnicas de indução e autoindução ao transe hipnótico: técnica de fixação do olhar num ponto fixo; técnica de estimulação auditiva; método Bernheim; método Moss; método G. F. Kuehner, o método da estreia; o transe ericksoniano e a auto-hipnose.

Técnicas de hipnoterapia aplicadas à prática clínica. Imaginação ativa e auto-hipnose. O lugar dos arquétipos, das metáforas, dos mitos, das lendas e das parábolas na hipnoterapia. A distorção do tempo: o chronos e o kairós. Aplicação do transe ericksoniano na clínica psicológica do trauma, da síndrome de estresse pós-traumático e dos transtornos mentais. Pesquisa, prática clínica e supervisão.

Pré-requisitos: psicologoa, psicanalistas e profissionais da área de saúde, psicanalistas. E estudantes da área de saude.

O curso poderá ser presencial ou on-line. No curso on-line, a carga horária será composta por videoaulas, lives, grupos de estudos dirigidos e atividades complementares.

Observação: Algumas turmas poderão ser presenciais, até o limite de 14  alunos por turma.

Atividades Complementares
Leitura, discussão de filmes e vídeos, produção de um artigo de até dez páginas (60 horas/aula).

Duração: O curso terá a máxima de 12 meses A carga horária de cada disciplina será composta por videoaulas, lives, grupos de estudos dirigidos atividades complementares.

Metodologia

Seminários Teóricos ou Grupos de Estudos EAD e/ou presencial (para as turmas presenciais). As aulas e o grupo de estudos EAD são os espaços nos quais o aluno poderá se aprofundar no estudo teórico e crítico dos textos dos autores clássicos e contemporâneos do suicídio, discuti-los à luz da clínica atual e trocar ideias com seus colegas, tudo sob a supervisão de um professor.

Atividades complementares: Leitura, discussão de filmes e vídeos, produção de um artigo de até dez páginas. As atividades complementares correspondem a 30 horas/aula.

Seminários sobre a aplicação do Treinamento Autógeno e do Transe Ericksoniano. A clínica da ressignificação do trauma, da prevenção e controle da ansiedade, da depressão e da síndrome do pânico.

Nos seminários clínicos, os alunos e os membros da Universidade Aberta do Autoconhecimento se reúnem para discussão dos conteúdos aplicados à clínica contemporânea e para analisar os casos clínicos em atendimento.

Estágio Supervisionado: O estágio e a supervisão visam a qualificar o aluno para a prática dos textos existentes sobre o Treinamento Autógeno do Dr. Schultz e o Transe Ericksoniano na clínica. O foco é a técnica do psicoterapeuta, entendida como parte do instrumental de que ele dispõe para a captação da experiência emocional do paciente, seu entendimento e os manejos necessários para proporcionar ao paciente um ambiente onde ele possa efetuar suas transformações.

Fórum de Estudos e Pesquisas de Treinamento Autógeno e do Transe Ericksoniano e suas aplicações no contexto da clínica atual.

Faça a reserva da sua vaga! Entrar em contato pelo formulário abaixo ou pelo WhatsApp (11) 97111-5506

OBTENHA MAIS INFORMAÇÕES