Formar e capacitar lideranças, educadores, profissionais de saúde e outros profissionais para o enfretamento, prevenção, manejo e a intervenção nas crises de suicídio. Compreender os fatores biopsicossociais das crises suicidas. Investigar cenário estatístico do suicídio, no Brasil, por faixas etárias, categorias profissionais e líderes religiosos. Buscar as relações entre transtornos mentais e crises suicidas. Criar um big data e um fórum de estudos e pesquisas com ramificações em estados e municípios com capilaridade nas Unidades Básicas de Saúde.
Corpo Docente:
Professores: aprenda com quem sabe e faz. O corpo docente da Uniaberta é constuito de professores, especialistas, mestres, doutores, e pós doutores. Todos com profunda experiencia na prática clinica e com vasta expetise no ensino, na pesquisa e na extensão.
Público Alvo: lideranças comunitárias e religiosas, educadores, profissionais de saúde, estudantes de nível superior. Demais profissionais interessados na prevenção e intervenção às crises de suicídio. E na defesa, promoção e preservação da vida humana.
Quando o suicídio aparece na clínica, na maioria das vezes, bate aquele desespero no profissional responsável pelo acolhimento da pessoa em situação de risco. E especialmente no profissional de saúde. O que fazer? Por onde começar? Quais manejos e estratégias seguir?
A nossa formação em Prevenção e Intervenção em Crises de Suicídio, também poderá trazer ganhos pessoais e maiores rendimentos em seus honorários profissionais.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde de 2019, aproximadamente 800 mil pessoas morrem por suicídio, todos os anos. Cerca de 10% da população do mundo sofre de transtornos mentais e depressivos. Desses pelo menos 30% tentarão suicídio ao menos uma vez. De 10% entre 30% tentará o suicídio até dar cabo da própria vida.
A cada ano, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida e um número ainda maior de indivíduos tenta suicídio. Cada suicídio é uma tragédia que afeta famílias, comunidades e países inteiros, com efeitos duradouros sobre as pessoas deixadas para trás. O suicídio ocorre durante todo o curso de vida e foi a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, em todo o mundo, no ano de 2016. Para cada suicídio, há muito mais pessoas que tentam o suicídio a cada ano.
A tentativa prévia é o fator de risco mais importante para o suicídio, na população em geral. O suicídio não ocorre apenas em países de alta renda, sendo um fenômeno em todas as regiões do mundo. De fato, 79% dos suicídios aconteceram em países de baixa e média renda, em 2016.
Trata-se de um grave problema de saúde pública, no entanto, os suicídios podem ser evitados em tempo oportuno, com base em evidências e com intervenções de baixo custo. Para uma efetiva prevenção, as respostas nacionais necessitam de uma ampla estratégia multidisciplinar.
Dinâmica do Curso
A carga horária será composta por videoaulas, lives, grupos de estudos dirigidos e atividades complementares.
O curso poderá ser presencial ou on-line. No curso on-line, a carga horária será composta por videoaulas, lives, grupos de estudos dirigidos e atividades complementares.
Observação: Algumas turmas poderão ser presenciais, até o limite de 14 alunos por turma na sede em São Paulo.
O curso no formato online, ministrado por vídeo conferência e também ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet. Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar é necessário ter conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.
Grupos de Estudos EAD e/ou presencial (para as turmas presenciais). As aulas e o grupo de estudos EAD são espaços nos quais o aluno poderá se aprofundar no estudo teórico e crítico dos textos dos autores clássicos e contemporâneos do suicídio, discutindo-os à luz da clínica atual. Poderá ainda trocar ideias com seus colegas, tudo sob a supervisão de um professor, além de realizar atividades complementares.
Fórum Permanente de Estudos e Pesquisas Sobre a Prevenção e Tratamento das Crises Suicidas
O enigma da esfinge e o labirinto da vida e da morte. A morte e o morrer. Conceito de suicídio. A bioética do suicídio.
Decifrando a linguagem silenciosa do suicídio: a linguagem filosófica do suicídio; a linguagem ética e moral do suicídio; a linguagem psicológica do suicídio; a linguagem afetiva do suicídio.
Psicopatologia do Suicídio: O suicídio como emergência psiquiátrica. O suicídio nas várias fases do desenvolvimento humano.
As várias formas de suicídios.
O suicídio como fenômeno multicausal: crise existencial e falta de sentido. Transtornos mentais, suicídio, bullying, violência doméstica, abuso sexual e psicológico.
O suicídio como uma arma de guerra, suicídio como ato impulsivo de desespero, suicídio como identificação com o mito de herói, suicídio como ato de honra, suicídio como identificação objetal com a persona.
Psicopatologia do suicídio. Teologia do suicídio. Suicídio e fé.
Estratégias para Intervenção em Crises Suicidas: fatores de risco e fatores de proteção. Técnicas e manejos de negociação com o sujeito em risco de suicídio Estratégias validadas clinicamente para o manejo e a intervenção em crises suicidas.
Os Seminários Clínicos visam a qualificar o aluno para a prevenção, intervenção e manejo da pessoa em risco de suicídio. Esse tópico também, poderá ser convertido em plano de ação para a prevenção, intervenção e o manejo crises de suicídios no grupo, comunidade, organização ou instituição.
Dr. Antônio Maspoli
Lideranças comunitárias e religiosas, educadores, profissionais e estudantes da área da saúde. E profissionais comprometidos com a defesa, preservação e a promoção da vida humana.
Videoconferência com a participação do professor e alunos, via internet e presencialmente.
Professores: aprenda com quem sabe e faz. O corpo docente da Uniaberta é constuito de professores, especialistas, mestres, doutores, e pós doutores. Todos com profunda experiencia na prática clinica e com vasta expetise no ensino, na pesquisa e na extensão.
Edilson dos Reis. Com mais de vinte anos de experiência em gerenciamento de conflitos e Negociação com pessoas em crises de suicídio. Psicanalista. Bacharel em teologia pela Universidade Filadélfia (UniFil) Londrina – PR. Formando do curso de psicologia UNIGRAN – Centro Universitário UNIGRAN, Capital - Campo Grande- MS. Possui Curso de Formação em Bioética e Direitos Humanos (UFMS) Campo Grande MS. Pós Graduação em Saúde Mental (ICPG e UNIASSELVI) Indaial – SC. Pós Graduação em Dependência Química (ICPG e UNIASSELVI) Indaial – SC. Tem formação em Psicanálise Fundamental (IPSP UFMS). Especialista em gerenciamento de crise e mediação de conflito (Batalhão de Operações Policiais Especiais BOPE PMMS). Especialização Pastoral (STBOB) Campo Grande MS. Major Capelão RR do Corpo de Bombeiros Militar/MS. Capelão Hospitalar do Hospital Universitário HU /UFMS. Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Bioética do HU/UFMS. Coordenador Técnico e Professor do Curso de Extensão em Prevenção ao Suicídio do HU/UFMS.
Faça o pagamento integral do seu curso no inicio e obtenha R$ 1.948,05 de desconto no PIX/Boleto ou ainda parcele em até 6x no Cartão de Crédito.
Recebe todos os meses uma cobrança referente a mensalidade do curso. Você pode pagar via PIX, Boleto ou cobrança automática no Cartão de Crédito. Nesta última opção, o limite do seu cartão só é utilizado pelo valor da mensalidade.
Novidade UniAberta