como escrever livro

Como Escrever e Publicar o Seu Primeiro Livro: teoria e prática

Objetivo do curso: desenvolver as habilidades de escrever para escrever e publicar o primeiro livro

Formar autores e escritores capazes de escrever e publicar o seu livro, no menor espaço de tempo possível. Desenvolver a escrita criativa para a publicação de livros e artigos científicos.

O curso oferece uma rara oportunidade para você escrever e publicar seu próprio livro, em sete passos, pois busca formar escritores com habilidades criativas.

Publico alvo: pessoas interessadas e comprometidas com o sonho de escrever pelo menos um livro em suas vidas.

Uma Formação diferenciada: essa formação, essencialmente prática, será ministrada pelo Dr. Antonio Maspoli, autor de mais de 30 livros e capítulos de livros e mais de 40 artigos científicos.

Duração do Curso

O Curso poderá ser oferecido de modo presencial, presencial remoto ou EAD. O curso terá a duração de 12 encontros presenciais ou presenciais remotos.

A carga horária será composta por videoaulas, lives, grupos de estudos dirigidos e atividades complementares.

Atividades complementares: Leitura, discussão de filmes e vídeos, produção de um artigo de até dez páginas.

Dinâmica do Curso

O curso será oferecido em ambiente virtual ou presencial, para as turmas presenciais, por intermédio de seminários teóricos e oficinas literárias e, ou, eu presencial remoto e EAD.

As aulas e o grupo de estudos são os espaços nos quais o aluno poderá se aprofundar no estudo teórico e crítico sobre a composição literária, discutindo-os e trocando ideias com seus colegas, tudo sob a supervisão de um escritor. O curso será composto de videoaulas, lives e atividades complementares.

Os cursos no formato online serão em ministrados por vídeo conferência e também ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet. Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar é necessário ter conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.

Oficina Permanente de Criação Literatura – onde o aluno continuará o seu contato com escritores e editores, para praticar a arte de escrever que aprendeu no curso, mesmo depois da conclusão.

Conteúdo Programático

O curso abordará temas relacionados ao processo criativo consciente e inconsciente, bem como ensinará o processo e o desenvolvimento da criatividade literária e científica.

Criar como algo natural, comum e humano. A coragem de criar e de se expor por meio do texto. Criar com o lado direito do cérebro e os estados alterados da consciência: o Flow.

Historytelling – Escrever é a arte de contar histórias. A jornada do mito do herói como modelo de historytelling. A história em três atos: o modelo de sucesso de Hollywood. A autobiografia em quatro capítulos.

Análise dos discursos de Martin Luther Kong: I Have a Dream; Steve Jobs em Harvard; Discurso de Nelson Mandela na Cidade do Cabo, após sair da prisão. O uso de mito, lendas, fábulas, parábolas e metáforas, na arte de contar história para encantar o leitor.

Quem tem o poder dentro do texto? O tema e os enfoques do tema, os três argumentos. A introdução, o desenvolvimento e a conclusão. A mescla de gêneros. A pontuação correta. Os matizes expressivos. Os problemas mais comuns na escrita. O diálogo. O interlocutor. Discurso direto. Discurso indireto. Os recursos linguísticos. Modismos verbais, gírias e dialetos no cinema e no teatro. A expressão adequada. As figuras de linguagem. A voz única. O sentido de suas palavras. O estilo e os parágrafos(https://www.crazyegg.com/blog/copywriting/).

Escrevendo pelas beiradas. Não comece pelo começo, comece por onde for possível começar. Uma página de cada vez. O projeto do livro. Os elementos do livro. O batismo do livro: “dando nome aos bois”. A orelha do livro. O prefácio. A introdução. Os capítulos do livro. As considerações finais. A bibliografia, quando é necessária e como produzir. A quarta capa.

A memória não é boa companheira, mas é criativa. A memória, a história e o esquecimento. Escreva suas ideias. Grave suas memórias. As fontes. Classificação das fontes: fontes primárias e fontes secundárias. Trabalhando com as fontes. O resumo das fontes e coleta de dados. A análise dos dados. O uso de documentos, fotos, cinema, vídeos, gravações etc.
Tudo nasce com uma ideia na cabeça e o teclado na mão.

Cada escritor tem seu próprio tempo para amadurecê-la, mas o processo sempre envolve muita pesquisa, escrita e autoanálise do material. Quando ele acha que o conteúdo já está pronto, é hora de escolher a editora. A melhor época para enviar seu manuscrito é nos meses de férias escolares, quando editoras definem seus próximos lançamentos. Aprovado o material, a editora propõe um contrato de uso dos direitos autorais ao escritor.

Com a aprovação unânime da organização do livro pelas equipes de editoração, publicidade e arte, são feitas a diagramação e a revisão do texto. Paralelamente às últimas etapas, é produzida a capa do livro. Ela é feita pelo capista, que pode ser um membro da equipe do projeto gráfico.

Faça a reserva da sua vaga! Entrar em contato pelo formulário abaixo ou pelo WhatsApp (11) 97111-5506

OBTENHA MAIS INFORMAÇÕES